PINGA-FOGO
RIO DAS OSTRAS I - O vereador e ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, mantém vantagem nas pesquisas para retornar à prefeitura. De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, Carlos Augusto tem 50,0% de intenções de voto, contra 14,1% de Mauricio BM, que é o candidato do Prefeito Marcelino Borba. Misaias Machado tem 4,0%, e Poggian 3,4%. Prof. Luizinho do PT tem 3,2% e Winnie Freitas 1,6%. 10,4% não sabem ou não responderam, e 13,2% pretendem votar em branco ou anular. Carlos Augusto disputa pelo PL, e a chapa já conta com apoio do MDB, DC, Avante, PRTB, PDT e Progressistas, e deve eleger a maioria de vereadores. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RJ05181/2024.
RIO DAS OSTRAS II - A administração do atual prefeito, Marcelino Borba, tem apenas 1,9% de avaliação máxima positiva, e 13,8% avaliam como boa. 55,7% avaliam como ruim ou péssima a gestão atual, o que impacta diretamente na candidatura de seu aliado.
ENERGIA LIMPA - A pedido do deputado federal Hugo Leal (PSD), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira, 23, uma audiência pública para debater a importância do biometano e do biogás no transporte.
HABITAÇÃO - O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, esteve nesta quinta-feira (18), reunido com o secretário estadual de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, e o secretário de Governo, Rodrigo Ascoly, para debater novos projetos habitacionais para o município. O encontro foi promovido pelo vereador José Roberto Folly. Johnny Maycon tenta alinhar com o estado a adesão ao programa de reforma de conjuntos habitacionais com mais de dez anos em Friburgo.
RIO-SANTOS SEM MULTAS - A juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, suspendeu todas as multas aplicadas pelo sistema Free Flow (uma espécie de pedágio sem cancela), que vigorava há cerca de um ano na Rodovia BR-101, conhecida como Rio-Santos, que passou a ser administrada pela CCR RioSP. A decisão foi tomada após pedido feito pelo Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Rio, que receberam uma enxurrada de queixas de motoristas que reclamaram de problemas como cobranças duplicadas e multas indevidas. A juíza afirma que a CCR RioSP e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) não conseguiram comprovar que o sistema funcionava d forma regular. Por meio de nota, a concessionária CCR RioSP disse que não foi intimada da decisão proferida pela Justiça Federal, "mas que está comprometida em oferecer serviços de qualidade, em conformidade com a legislação vigente".
MAIS VEREADORAS EM BARRA MANSA - O presidente do PDT e pré-candidato à prefeitura de Barra Mansa, Thiago Valério, confirmou alguns nomes de pré-candidatas a vereadora nas eleições de outubro. Entre eles, Paola da Pizzaria, recém-chegada ao PDT após sair do PSDB durante a janela partidária. A vereadora é a segunda vice-presidente na Mesa Diretora da Câmara Municipal. O partido registrou diminuição no número de candidatas ao legislativo nas últimas eleições, mas, neste ano, pretende ter mais mulheres na disputa pelas cadeiras da Câmara Municipal. e percebemos que vamos ter mais mulheres no PDT do que na última eleição. "Desde a minha chegada no partido, tenho buscado dar espaço para que todos tenham a mesma visibilidade. Acreditamos no potencial da nossa bancada feminina", explicou Thiago Valério, presidente do PDT e pré-candidato à prefeitura de Barra Mansa.
MULHERES COM MENOS ESPAÇOS - As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço nas disputas eleitorais. Na comparação entre as eleições de 2000 com a de 2020, o número mais do que dobrou, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Passou de 71,6 mil para 187 mil mulheres candidatas. Em Barra Mansa, o aumento é ainda maior. No ano de 2004 apenas 50 mulheres foram candidatas, enquanto em 2022 o número subiu para 142, uma representação de 34% em relação aos homens na disputa.
NIVER - Quem comemora aniversário nesta sexta, 19, é Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae. Recebe amigos no Marinho, no posto 6 de Copacabana, a partir das 18 horas.