Por:

PINGA-FOGO

PORTA AVIÕES - O projeto para a construção de um novo aeroporto para Porto Alegre deverá sair do papel. Em 2015, quando o gaúcho Eliseu Padilha era o ministro de Aviação Civil no Governo Temer, a proposta era a construção na região metropolitana de Porto Alegre, em Nova Santa Rita ou Portão. Os problemas de inundação do Aeroporto Salgado Filho sempre foram conhecidos, desde da época da Escolinha de Aviação da Varig e do seu centro de manutenção. O terminal sempre foi visto como um grande porta aviões estacionado em um charco.

NA CITY - O coronel Leandro Monteiro, secretário estadual da Defesa Civil do Rio e comandante do Corpo de Bombeiro do Estado, está em Londres para acompanhar a finalização dos equipamentos e caminhões comprados na Inglaterra. A programação incluiu uma visita ao Museu dos Bombeiros Londrinos, um dos mais visitados na cidade e que servirá de modelo para a reforma do Museu dos Bombeiros fluminense, que funciona no Quartel General. Em tempo: Monteiro foi secretário de Cultura no governo Pezão.

A TURMA DO CIDADANIA - Em pouco tempo, Macaé, no Norte Fluminense, será um dos maiores produtores de energia do Brasil. Com o aproveitamento do gás da Bacia de Campos, a cidade vai aumentar de três (já em operação) para 11 o número de usinas termoelétricas. As boas notícias não param por aí. Com a retomada do crescimento, começaram as obras do mega hospital da Rede D'Or. Presidente estadual do Cidadania, o prefeito Welberth Rezende, surfa com 90% de aprovação popular e tem reeleição praticamente garantida. Tranquilo, trabalha para eleger cinco prefeitos do Cidadania na região.

O ESCOLHIDO - O PT está realmente decidido em indicar o vice de Eduardo Paes. O nome escolhido é de André Ceciliano. Esta semana, em reunião no Palácio do Planalto para tratar de assuntos referentes ao Rio Grande do Sul, o próprio presidente Lula fez uma brincadeira, apontando para o secretário nacional de Assuntos Federativos: "Aproveita bem ele nos próximos dias. Ele está indo para uma importante missão no Rio".

FAKE NEWS - A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) protocolou, na segunda-feira (13), uma representação solicitando que a Procuradoria-Geral da República denuncie deputados federais que propagaram fake news relacionadas à calamidade no Rio Grande do Sul ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que respondam criminalmente pelos atos. Os deputados denunciados são Filipe Martins (PL/TO), Coronel Assis (União Brasil/MT), Gilvan da Federal (PL/ES), Paulo Bilynskyj (PL/SP), Caroline Rodrigues de Toni (PL/SC), Coronel Ulysses (União Brasil/AC) e General Girão (PL/RN).

Todos os parlamentares apontados na representação ou usaram seu tempo de fala na Câmara dos Deputados, ou fizeram publicações em redes sociais, divulgando, segundo Melchionna, fatos mentirosos sobre a ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul.

"É inacreditável que, diante da maior catástrofe climática do Brasil, parlamentares se utilizem da sua posição para propagar fake news, atrapalhando o trabalho de agentes públicos, autoridades, voluntários, dificultando o socorro rápido, criando confusão, propagando ainda mais o caos, e fazendo com que quem já está sofrendo, sofra ainda mais. É desumano e criminoso", critica a deputada.

APOIO A FERRETI EM ANGRA - O engenheiro civil Cláudio Ferreti lançará sua pré-candidatura à Prefeitura de Angra dos Reis pelo MDB, com apoio do Progressistas, Podemos, PRD, Agir e Solidariedade, que formam a maior coligação da cidade nas eleições deste ano. O evento será na quinta-feira, dia 16, no Real Esporte Clube, na Japuíba, perto do aeroporto. Ferreti era secretário de Governo e Relações Institucionais de Angra entre janeiro de 2021 e abril de 2024. Deixou a secretaria para ser pré-candidato a prefeito, com apoio de Fernando Jordão. Aliás, a deputada estadual Célia Jordão também estará na festa. "Tenho experiência na realização de grandes obras e faço uma gestão pública humana, que pensa nas pessoas, no melhor para os moradores. Me sinto muito capaz para governar a minha cidade", afirma Ferreti.

VÁRIOS GOVERNOS - Servidor público há 39 anos, Ferreti começou sua carreira na prefeitura em 1985. Participou direta ou indiretamente de pelo menos 10 mil obras na cidade e, em diferentes governos, ocupou os cargos de secretário de Obras, secretário de Desenvolvimento Urbano e diretor de projetos, entre outros. Ferreti é o que se chama na cidade da Costa Verde de um legítimo "peixe com banana": nasceu e cresceu em Angra. Casado com a também engenheira Elisabeth Brito, é pai de três filhos e tem cinco netos. Seus pais nasceram em Angra dos Reis e seus avós paternos têm origens na cidade.

ALERJ - O petropolitano Sérgio Fernandes voltou nesta segunda-feira (13) à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Serginho, suplente pelo PSD, estava como secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa do município Rio, pasta criada pelo prefeito Eduardo Paes.

APOIO - Embora no Rio, Serginho tem presença significativa na cidade serrana. Neste ano, não será candidato às eleições municipais, mas já afirmou ao Correio que apoiará o pré-candidato Hingo Hammes (PP) para a Prefeitura de Petrópolis.