Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Desembargador Gabriel Zéfiro é homenageado pela Alerj coma Medalha Tiradentes

Des. Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, recebeu a maior honraria concedida pela Alerj | Foto: Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ

Em sessão solene realizada na noite de terça-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entregou a Medalha Tiradentes - maior honraria concedida pela Casa - ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Gabriel de Oliveira Zéfiro. A comenda tem o objetivo de homenagear pessoas e entidades por relevantes serviços prestados ao estado.

Macaque in the trees
O desembargador Gabriel Zéfiro, ladeado à esquerda pelo deputado estadual Rodrigo Amorim e pelo ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro. Já à direita, os deputados estaduais André Corrêa e Chico Machado | Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ

Conduzido pelo deputado Chico Machado, autor da proposição por iniciativa do deputado Marcelo Cabeleireiro, o evento, realizado no Plenário do Edifício Lúcio Costa, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, além de deputados, magistrados, autoridades, advogados, familiares e amigos do homenageado.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, saudou o homenageado, destacando sua competência e o mérito do seu trabalho dentro e fora do Tribunal.

"Trata-se de uma homenagem extremamente merecida e justa. É o reconhecimento da Casa do Povo fluminense, da Casa da democracia, a Vossa Excelência. Quando um desembargador ou magistrado é homenageado pela Assembleia Legislativa, essa homenagem se estende ao Poder Judiciário. E é isso que está acontecendo hoje aqui. Nós temos que agradecer pelo magistrado sério, que nos representa e dá orgulho, e parabenizar a Alerj pela escolha", disse o presidente do TJRJ.

Emocionado, o desembargador Gabriel Zéfiro agradeceu aos deputados Chico Machado e Marcelo Cabeleireiro pelo momento feliz de ser homenageado na Casa da democracia. O magistrado estendeu os agradecimentos a cada um dos desembargadores que compareceram à cerimônia, à esposa, Fabiana Duarte, aos amigos e à família.

Macaque in the trees
Da esquerda para direita: Deputado estadual André Corrêa, desembargador Cláudio de Mello Tavares, desembargador Ricardo Couto de Castro, desembargadora Suely Lopes Magalhães, desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, deputado estadual Chico Machado, desembargador Federal Alcides Martins, desembargador Ricardo Cardozo, desembargador Luiz Zveiter, desembargador Flávio Horta e o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro | Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ

Nascido no Rio de Janeiro, o desembargador Gabriel Zéfiro é especialista em Direito Processual Civil, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Em 1987 foi promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais e, no ano seguinte, atuou como defensor público e promotor no Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 1990, atuando como juiz de Direito.

Coordenou o Curso de Formação de Magistrados na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 1995 e 2007, quando foi promovido a desembargador. Atualmente, exerce a presidência da 21ª Câmara de Direito Privado do TJRJ, preside o Comitê de Segurança e Inteligência do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, é membro da Comissão Nacional de Segurança e Inteligência do Poder Judiciário do CNJ, e preside a Banca de Direito Privado do Concurso para a Magistratura estadual.