Por:

PINGA-FOGO

PULANDO A FOGUEIRA - Não procede a informação sobre a aliança do MDB com Valdecy da Saúde, em São João do Meriti. A imprensa tem sido levada a acreditar que Jamil Malafaia será o vice nesta chapa. Só que há um detalhe: o Diretório local não é uma Executiva provisória. É o único no estado do Rio que é eleito e tem soberania absoluta para decidir quem vai apoiar.

O caso foi explicado ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que, atendendo a um pedido do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quis contrariar o Diretório Municipal. O pedido de Maia gerou surpresa, já que ele está longe do dia a dia da política fluminense. Foi explicada a questão da autonomia local a Rossi, que aceitou. O MDB nunca interviu em um Diretório eleito.

Na composição do MDB do Rio, com a entrada de Thiago Pampolha, foi feita uma divisão geográfica das áreas do partido e Washington Reis não ficou com São João.

De Brasília, Leonardo Picciani enviou ao Correio da Manhã uma correspondência, onde pede, inclusive, punição a Malafaia se ele continuar a gerar fake news contrariando o Diretório Municipal. Picciani escreveu:

"Ao Exmo. Presidente do Diretório Municipal de São João de Meriti VEREADOR RENATO JORGE PIMENTA DE MENEZES. Eu, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, venho, conforme previsão estatutária, manifestar preocupação com as declarações feitas pelo filiado Jamil Freitas Malafaia Júnior a jornais de grande circulação, bem como em redes sociais, sobre as eleições em São João de Meriti. Ocorre que, após serem traçadas linhas políticas em âmbito estadual, em consonância com a Executiva Municipal de São João de Meriti, visando as eleições que se avizinham e, consequentemente o crescimento do Partido no município, tais deliberações não estão sendo respeitadas, o que afronta os deveres dos filiados e representantes do partido. É fato público que as informações vinculadas na imprensa e redes sociais (material em anexo), não é a linha política traçada a ser seguida pelos filiados e representantes do Partido, o que pode vir a representar um erro irreparável no próximo pleito. Com base nas informações acostadas, e conforme o Art. 11 do estatuto partidário, que reza sobre as medidas ético-disciplinares aplicáveis aos membros e filiados do partido, venho requer, que todo o material seja encaminhado por Vossa Excelência, a Comissão Municipal de Ética e Disciplina, para as devidas providências em caráter de urgência. Atenciosamente, LEONARDO PICCIANI".

PARADOXO - O Valor Econômico/O Globo realizou um evento em Nova Iorque muito semelhante aos que o LIDE realiza. O diretor do grupo de jornais Fred Kachar foi o anfitrião e teve generoso espaço nos telejornais da Globo. No domingo, 19, um texto na página 3 do próprio O Globo batia no governador do Rio, Cláudio Castro, por ter ido a Nova Iorque. Na principal agenda do chefe do Executivo, o seminário do próprio jornal que critica a viagem. O harakiri global não ficou só nisso: um repórter enviou um pedido de informação sobre os gastos em Nova Iorque. Esse pelo menos desistiu ao descobrir que a viagem tinha sido para o evento do jornal que paga o seu salário.

ANGRA DOS REIS - O deputado federal Sóstenes Cavalcante, do PL, desembarcou em Angra dos Reis no último fim de semana. Chegou na principal cidade da Costa Verde com a missão de coordenar a campanha de Renato Araújo à sucessão do prefeito Fernando Jordão. Ele já comandou as primeiras reuniões e preparou o cronograma das próximas ações de campanha, algumas com a presença do ex-presidente Bolsonaro, que tem residência em Mambucaba, há mais de 30 anos, e já anunciou que vai pegar pesado para eleger Renato Araújo.

SOLIDARIEDADE - Para ajudar as mais de 600 mil pessoas que estão fora de casa, 80 mil em abrigos, no Rio Grande do Sul, editoras e autores do Rio Grande do Sul estão organizando uma rifa solidária que irá sortear livros que têm o futebol como tema. A Rifa Solidária Sol y Sombra irá sortear quatro pacotes com dez diferentes títulos. Cada um dos quatro bilhetes sorteados levará um dos kits, de escritores como Mário Magalhães, Sérgio Rodrigues, Juca Kfouri e Luiz Antônio Simas. Para participar, é só comprar um ou mais números no site https://app.123rifas.com/acao/rifa-solidaria-sol-y-sombra. O sorteio irá acontecer após a venda do último dos 2 mil números comprado via Loteria Federal.

MP PEDE PRISÃO DE PRÉ-CANDIDATO DE JORDÃO - O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), através 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Angra dos Reis, pediu a prisão do pré-candidato à prefeitura, Cláudio Ferreti, ainda em virtude da operação batizada de "Cartas Marcadas", deflagrada em 2007. Detalhe: o pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público no mesmo dia do lançamento do nome de Ferreti na disputa pelo governo municipal, com as bênçãos de Fernando Jordão.   Ferreti foi acusado de usar o cargo para obter vantagens indevidas.  O processo está em tramitação e Ferreti vai recorrer. Em uma das andanças pelo município, no final de semana, Ferreti chegou a ser indagado por uma moradora sobre o fato, classificado por ele como politicagem. "Continuarei fazendo um trabalho sério e para o futuro de Angra dos Reis", disse o pré-candidato do MDB, enquanto caminhava.

ANGRA 1 CONTINUA DESLIGADA - A usina Angra 1 continua desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN). A unidade foi desligada no dia 13 de maio, às 15h04, devido a uma fuga de vapor em um trocador de calor. Durante o reparo, os técnicos da Eletronuclear detectaram a necessidade de substituição da tubulação de instrumentação dos sensores de indicação de pressão e nível do pressurizador. Os trabalhos adicionais são preventivos e necessitam ser realizados com a usina desligada. Vale ressaltar ainda que não houve e não há qualquer risco ao meio ambiente, aos trabalhadores e à população. Não há previsão de término dos trabalhos.

PROGRAMA DE GOVERNO - O Partido Socialista Brasileiro de Nova Iguaçu (PSB) irá promover no dia 09 de junho, no Colégio Leopoldo, um seminário para a construção do programa de governo do seu pré-candidato a prefeito, Aluísio Gama. Além de já ter administrado Nova Iguaçu no período de 1989 a 1992, Gama também foi deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do qual já foi presidente, e é casado com a professora Sheila Gama, ex-prefeita da cidade. De acordo com o diretório municipal do PSB, o seminário é aberto para todos os cidadãos iguaçuanos que queiram contribuir, levando ideias, sugestões e propostas para que sejam incluídas no plano de governo dos socialistas.