Por:

PINGA-FOGO

APOIO A CASTELLAR - A disputa pela prefeitura em Teresópolis (RJ) começa a tomar corpo. Um time de peso do PL sobe a serra para demonstrar apoio à pré-candidatura a prefeito de Alex Castellar. O evento, que acontece neste sábado (28), às 14h, no Teatro Higino, deve contar com a presença do governador Cláudio Castro; do atual prefeito Vinicius Claussen; dos senadores Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho; além dos deputados Altineu Côrtes, presidente estadual da legenda, e o General Pazzuelo. O jogo está esquentando.

POLUIÇÃO E CSN EM DISCUSSÃO NO RIO - A poluição despejada pela multinacional CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) em Volta Redonda, sul do interior do Estado do Rio, e a proximidade do prazo final do TAC (Termo de Ajuste e Conduta),  que vence em agosto e tem uma lista de medidas para reduzir o impacto ambiental da Siderúrgica, levou o deputado estadual Munir Neto, do PSD, a se reunir nesta terça-feira, dia 22, com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, e com o presidente do Inea, Renato Jordão. "Viemos buscar ações para o Sul Fluminense e fiscalizar a poluição ocasionada pela CSN", disse Munir, que pediu uma visita de técnicos do governo estadual para acompanhar a instalação de equipamentos na empresa para reduzir a emissão de pó no município.

INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS - Munir, ao lado do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto,  foi, na semana passada, na Usina Presidente Vargas, ver as reformas na área da sinterização, iniciadas no ano passado, que estão sendo feitas pela CSN. Os equipamentos que vão permitir trocar os precipitadores eletrostáticos, que na verdade são os chamados filtros que seguram a emissão do pó preto, segundo informou o prefeito da Cidade do Aço.

SAÚDE PÚBLICA - Representantes técnicos de 12 municípios da região metropolitana do Rio (Baixada Fluminense e a Capital), estiveram presentes na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), na última segunda-feira (20), para a 2ª reunião de atualização da grade de urgência e emergência do ano de 2024. O encontro é uma continuidade do encontro ocorrido no último dia 07 de março, com o intuito de realizar os ajustes finais para a pactuação da grade. Durante a reunião, foram apresentadas as unidades referências de acordo com cada tipo de agravo, franqueando a palavra para que os representantes dos municípios sugerissem atualizações necessárias. O evento teve a condução do assessor técnico da SES/RJ, Dr. Eduardo Lenine, e também contou com o suporte da secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, que pontuou os indicadores do Atendimento Pré-Hospitalar da Baixada Fluminense.

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o relatório do senador Angelo Coronel (PSD-BA) ao chamado PL do Tratamento Hormonal para Estupradores. Na prática, o projeto passa a permitir a castração química de quem comete crime de estupro. Além da relação forçada, também abriga o estupro de vulneráveis (pedofilia) e o estupro mediante fraude (por exemplo, quando um médico, a pretexto de fazer exame ginecológico, pratica atos libidinosos). O relatório foi aprovado por 17 votos a favor e três contra.

ACORDO - A menos que, regimentalmente, nove senadores recorram para que o PL vá a plenário, o texto já segue para a Câmara dos Deputados. De acordo com o PL, a castração química não será uma determinação arbitrária da Justiça, mas uma opção do criminoso. Por acordo, se ele aceitá-la, isso possibilitaria a sua libertação da prisão após cumprido 1/3 da pena.