Por:

PINGA-FOGO

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, tem costurado com maestria o nome do deputado federal Pedro Paulo para ocupar a posição de vice-prefeito na sua chapa de reeleição. Um importante passo foi a conquista da simpatia da vereadora Tainá de Paula, do PT, uma das estrelas do primeiro escalão da sua atual gestão.

Na conversa com Tainá, o prefeito demoveu todos os obstáculos que ela poderia ter, principalmente como mulher, contra o nome de Pedro Paulo, que foi vítima de um massacre midiático, que promoveu uma das mais infames injustiças contra o parlamentar. Tainá tem falado com aliados e correligionários de forma positiva sobre a escolha de Pedro Paulo.

O corpo a corpo promovido por Paes com os aliados tem funcionado. A cada dia, os obstáculos estão sendo demovidos.

SAI ANTES - As eleições de 2026 não estarão sob a batuta do desembargador Peterson Barroso Simão, que foi o relator do "Julgamento do Terceiro Turno". Ele assume a presidência do TRE-RJ em março de 25 e sai do Tribunal antes das eleições estaduais.

ADESÃO DEMOCRÁTICA - As televisões regionais, que transmitem através de canais a cabo no interior fluminense, estão empenhadas em transmitir o horário gratuito eleitoral, como forma de democratizar a informação ao eleitor. Cidades como Petrópolis possuem vários canais regionais que são líderes de audiência e, por não serem concessionárias de sinal aberto, ficam desobrigados na transmissão da propaganda gratuita. O pleito será feito à Justiça Eleitoral, para inclusão voluntária das transmissões.

FORA DA LISTA TRÍPLICE - O governador Cláudio Castro contactou a coluna para corrigir a informação de que não teria optado pelo candidato do então presidente do TJ, na escolha dos desembargadores pelo Quinto. O nome que foi originalmente apadrinhado pelo então presidente Henrique Figueira não conseguiu chegar à lista tríplice que foi enviada para escolha do chefe do Executivo estadual. Um novo nome foi apresentado depois, mas ele não fazia parte do acordo original. Estes foram os fatos que geraram uma rusga até hoje não cicatrizada.

EM BRASÍLIA - O governador Cláudio Castro inicia a semana em Brasília em reunião no STF, com o ministro Flávio Dino, além de agenda no Ministério da Justiça e com a área econômica do Governo Federal.

REJEIÇÃO - Nas pesquisas para prefeito de Petrópolis, o nome do deputado estadual Yuri Moura, do PSOL, dispara na rejeição quando o eleitor petropolitano, que é católico e conservador, descobre que o PSOL defende o aborto.

BOLSONARO APOIA CEZINHA DO MERCADO EM BARRA DO PIRAÍ - O deputado estadual Anderson Moraes empenhado na eleição em Barra do Piraí pelo PL, do pré-candidato Cezinha do Mercado, que na última eleição teve 30,55%, perdendo apenas para o prefeito Mário Esteves do Republicanos que disputava a reeleição. A sua pré-candidatura tem o apoio de Anderson e da cúpula estadual do PL, além do aval do ex-presidente Jair Bolsonaro.

DIA DA INDÚSTRIA E HOMENAGEM - Em comemoração ao Dia da Indústria, a Firjan homenageou na quinta-feira (23), em sua sede no Rio, seis empresários, uma personalidade e três indústrias - entre eles, o vice-presidente de Relações Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Marco Antônio Saltini, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima - que se destacaram em 2024 nos cenários políticos, econômico e social e por grandes serviços prestados à indústria do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. A medalha de Saltini foi entregue pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; e pelo 1º vice-presidente Firjan, Luiz Césio Caetano.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO - Engenheiro, nascido na cidade de São Paulo, Saltini é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista e com especialização em Desenvolvimento Gerencial pela PUC-MG. Trabalha no setor automotivo há mais de 40 anos. Atualmente é vice-presidente da área de Relações Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e membro da Diretoria da entidade desde 2004, além de vice-presidente da Firjan CIRJ desde 2021.