Coluna Magnavita | Desembargador Gabriel Zéfiro é homenageado pela Alerj coma Medalha Tiradentes
Em sessão solene realizada na noite de terça-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entregou a Medalha Tiradentes - maior honraria concedida pela Casa - ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Gabriel de Oliveira Zéfiro. A comenda tem o objetivo de homenagear pessoas e entidades por relevantes serviços prestados ao estado.
Conduzido pelo deputado Chico Machado, autor da proposição por iniciativa do deputado Marcelo Cabeleireiro, o evento, realizado no Plenário do Edifício Lúcio Costa, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, além de deputados, magistrados, autoridades, advogados, familiares e amigos do homenageado.
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, saudou o homenageado, destacando sua competência e o mérito do seu trabalho dentro e fora do Tribunal.
"Trata-se de uma homenagem extremamente merecida e justa. É o reconhecimento da Casa do Povo fluminense, da Casa da democracia, a Vossa Excelência. Quando um desembargador ou magistrado é homenageado pela Assembleia Legislativa, essa homenagem se estende ao Poder Judiciário. E é isso que está acontecendo hoje aqui. Nós temos que agradecer pelo magistrado sério, que nos representa e dá orgulho, e parabenizar a Alerj pela escolha", disse o presidente do TJRJ.
Emocionado, o desembargador Gabriel Zéfiro agradeceu aos deputados Chico Machado e Marcelo Cabeleireiro pelo momento feliz de ser homenageado na Casa da democracia. O magistrado estendeu os agradecimentos a cada um dos desembargadores que compareceram à cerimônia, à esposa, Fabiana Duarte, aos amigos e à família.
Nascido no Rio de Janeiro, o desembargador Gabriel Zéfiro é especialista em Direito Processual Civil, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Em 1987 foi promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais e, no ano seguinte, atuou como defensor público e promotor no Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 1990, atuando como juiz de Direito.
Coordenou o Curso de Formação de Magistrados na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 1995 e 2007, quando foi promovido a desembargador. Atualmente, exerce a presidência da 21ª Câmara de Direito Privado do TJRJ, preside o Comitê de Segurança e Inteligência do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, é membro da Comissão Nacional de Segurança e Inteligência do Poder Judiciário do CNJ, e preside a Banca de Direito Privado do Concurso para a Magistratura estadual.