COMUNICAÇÃO UNIDA - O ministro interino da Comunicação Social, o jornalista Laércio Portela, abre nesta terça (5), às 8h30, o 5º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação, em Brasília, no auditório da Confederação Nacional da Indústria. Será a primeira vez que o Governo Federal se debruça sobre o evento, que está em sua quinta edição e forma o maior bloco de comunicação social pública do país, reunindo todos os titulares da área dos estados brasileiros. Trata-se de um movimento que até então foi ignorado pela Secom e exibe, com a sua capilaridade regional, uma força descomunal na defesa de uma agenda de temas nacionais e que são comuns a todas as unidades federativas.
Esta ausência do Governo Federal no Fórum de Secretários Estaduais sempre foi um paradoxo, já que a presidência está com a Bahia, com o comando do secretário André Curvello, que foi titular da pasta com os governadores Jacques Wagner, Rui Costa (hoje ministro da Casa Civil) e Jerônimo, todos do PT.
No primeiro dia, haverá palestras importantes, entre elas, a do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, que falará sobre a regulamentação da profissão de Jornalistas ; e do ministro do TST, Alberto Balazeiro, sobre "Assédio eleitoral, fake news e democracia no mundo".
O Rio de Janeiro estará presente com o vice-presidente do Fórum, o jornalista Igor Marques, secretário de Comunicação do Governo.
VITRINE DO TURISMO - Durante a semana de 24 de junho, o turismo fluminense vai ganhar novamente a sua maior vitrine. Será realizada, no Lagoon, a ExpoTurismo 2024, apresentando todo o potencial das atrações turísticas do interior, com a presença dos principais municípios e atrações. O evento é uma realização da Secretaria de Turismo do Estado e tem o apoio do governador Cláudio Castro. O secretário de Turismo Gustavo Tutuca escolheu a data a dedo e será possível a promoção das próprias prefeituras antes do período de embargo eleitoral para publicidade. Será uma grande vitrine para os prefeitos mostrarem o que fizeram pelo turismo da sua cidade. A edição deste ano, pela data, terá um toque de festa junina.
SALÃO NACIONAL NO RIO - Agosto também será movimentado para o turismo fluminense. O Ministério do Turismo realiza no fim de semana do Dia do Pais, o Salão Nacional de Turismo, no Riocentro. O prefeito Eduardo Paes garantiu para o ministro Celso Sabino, o centro de convenções, que será tomado pela exposição dos estados e das novidades do turismo brasileiro. Será também um marco da retomada do turismo gaúcho. Aliás, o secretário nacional do Mtur e idealizador do Salão, Milton Zuanazzi, faz parte do grupo de trabalho do ministro Paulo Pimenta na reconstrução do Rio Grande do Sul. Gaúcho de nascimento e ex-secretário de turismo do Rio Grande do Sul, além de ter sido o primeiro presidente da ANAC, Zuanazzi está mergulhado na retomada do turismo local após as chuvas e enchentes. O turismo tem sido um dos setores mais afetados na economia gaúcha. É o homem certo no lugar certo.
FESTIVAL HISTÓRICO - Outro marco para a retomada do turismo gaúcho será a realização, em novembro, do Festuris, em Gramado, o tradicional festival de turismo que, este ano, terá uma dimensão histórica. Com a regularização da malha aérea no segundo semestre, o Festuris, comandado por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, será o evento da solidariedade nacional e internacional na retomada do turismo do Rio Grande do Sul. Será um evento emocionante e imperdível.
METRAGEM CRESCEU - A criação da Barra Olímpica, o novo bairro da capital fluminense, que pegou regiões ligadas a Curicica e Jacarepaguá, está criando uma saia justa para o mercado imobiliário. Ao mesmo tempo em que as áreas foram valorizadas com o novo nome, os lançamentos imobiliários que obedeciam às regras das localidades originais, permitindo imóveis com menor metragem, agora foram submetidos à legislação da Barra, que estabelece uma área mínima maior para as unidades. Uma transição que precisa ser resolvida de forma emergencial, para aproveitar o aquecimento do mercado imobiliário que vem ocorrendo. Uma missão para Eduardo Paes e o presidente da Câmara, Carlo Caiado.
ERROS NA DRAGAGEM - Delair Dumbrovsky, presidente da Câmara Comunitária da Barra, enviou uma dura carta a Iguá sobre as obras de drenagens das lagoas da região. Foi a Câmara quem abraçou as obras do emissário submarino e, há anos, estuda a dragagem do Complexo Lagunar da Barra. No documento, ele aponta alguns equívocos que estão sendo cometidos.
DECAPITADO - Mudou a presidência do Republicanos em Petrópolis. Muita gente já esperava que isso ocorresse. O presidente anterior fez promessas e assumiu compromissos financeiros para manter a nominata e evitar mudanças na legenda, impossíveis de serem honradas de forma oficial. Até agora se comemora a mudança, mas se explodem as razões.
BOM NOME - Braço direito do deputado Max Lemos, o jornalista Felipe Carvalho, que cuida de toda a comunicação do parlamentar há mais de 10 anos, recebeu uma nova missão: será pré-candidato a vereador pelo PSDB, em Queimados.
A expectativa é de que o jovem seja um dos vereadores mais votados da cidade. Para isso, teve que se licenciar do trabalho que fazia na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, também, dos empregos públicos que tem em Brasília e em Nova Iguaçu.
O lançamento da pré-candidatura já tem data. Será no próximo sábado (8), na quadra da Pedreira, bairro que nasceu e foi criado.
Candidato pela primeira vez, o jornalista conta com o apoio de cinco ex-vereadores e vem sendo visto como garoto prodígio nos bastidores da política local.
CASTRO EM PINHEIRAL - As comemorações pelos 29 anos de Pinheiral serão iniciadas na sexta (7), com a inauguração do Pronto Socorro Municipal, com a presença do governador Cláudio Castro. No domingo (9), a celebração continua com a tradicional corrida rústica, que já está na XXIV edição, com largada prevista para as 8h, nas praças Brasil e Teixeira Campos. E os festejos não param por aí. De 13 a 16 de junho, a cidade terá shows que prometem ir até às 2h da manhã, com artistas de sucesso, como Barões da Pisadinha, Thiago Martins, Toni Garrido e Davi Sacer.
SESSIM X ABRAÃO - Em Nilópolis, é pra valer o racha entre as famílias Sessim e Abraão David, que historicamente venceram sucessivas eleições no município, desde a década de 1970, porém, algumas curiosidades merecem destaque: Sérgio Sessim, hoje no PT, se confirmado como candidato a vice-prefeito do empresário Rogério Ribeiro, do MDB, caminhará ao lado de um antigo adversário, o ex-prefeito Alessandro Calazans. Já o ex-prefeito Manoel Rosa, o Neca, e seu filho Rodrigo Neca, que foi vice-prefeito de Calazans, caminham de mãos dadas pela cidade com o atual prefeito Abraãozinho. Neca sempre foi um ferrenho adversário dos Abraão David.
O SUL COMO EXEMPLO - Representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH) disseram na sexta-feira (31) a uma delegação de gaúchos em Genebra, na Suíça, que a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul será utilizada como exemplo da necessidade de ações a serem tomadas pelo planeta em relação às mudanças climáticas. A delegação faz parte do Coletivo da Sociedade Civil do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), que participa da 77° Assembleia Mundial da Saúde. E esteve reunida com Ana Paula Souza, oficial de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ACNUDH.