Por:

PINGA-FOGO

JAÉ OU JÁ ERA? - Se vale o que está escrito, o Consórcio Bilhete Digital - vencedor da contestada licitação da bilhetagem eletrônica na cidade do Rio - terá que ser multado pelos sucessivos atrasos na implementação do novo sistema de pagamentos no transporte municipal que, a princípio, vai substituir o cartão Riocard Mais a partir de 19 de julho. Segundo o contrato de licitação acordado em dezembro de 2022, o cartão Jaé deveria estar em pleno funcionamento desde 19 de abril em todos os meios de transporte sob a gestão da Prefeitura.

CONSÓRCIO SEM MULTA - Entretanto, essa não é a realidade enfrentada pelos passageiros, que ainda não conseguem utilizar o novo cartão na maior parte das linhas de vans e ônibus municipais. Quem conhece o assunto calcula que o valor da multa contra o Consórcio Bilhete Digital é de aproximadamente R$ 100 mil a cada dia de atraso. O descumprimento contratual, até agora, pode ser classificado como uma infração média, segundo as regras descritas no edital de licitação. Será que a Prefeitura e o consórcio só irão cumprir o que está escrito quando o descumprimento atingir um patamar mais grave, e com maior prejuízo aos passageiros?

CAIADO ESCLARECE - O presidente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, enviou nota à coluna esclarecendo a informação que o novo bairro Barra Olímpica abandonaria o código referente às suas áreas originais e adotaria o da Barra. Afirma Caiado: "Só para esclarecer, a única mudança é de identidade geográfica. Não haverá absolutamente nenhuma mudança urbanística, nem alteração de IPTU, nem de CEP.  Só mudou o nome e delimitou as ruas geograficamente. As regras urbanísticas seguem os dispositivos do Plano Diretor, ou seja, nada muda na legislação" . O setor da construção respira aliviado e poderá manter os projetos que estavam em andamento, com apartamentos menores que os da Barra da Tijuca.

O RIO TEM JEITO - O vereador do Rio, Pedro Duarte (Novo), lança, no próximo dia 5 de junho, a partir das 18h30, o livro 'O Rio Tem Jeito', que reúne artigos escritos por ele ao longo dos últimos três anos, desde que assumiu o mandato. O lançamento será na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon. Os artigos abordam temas recorrentes da atuação do parlamentar, tais como: urbanismo, importância da transparência, segurança pública, mobilidade, gestão e educação.

DEPOIMENTOS - O livro conta ainda com depoimentos de Otavio Leite (ex-deputado federal); Washington Fajardo (ex-secretário de Planejamento Urbano do Rio); Andréa Gouvêa Vieira (ex-vereadora); Cris Monteiro (vereadora de São Paulo); Marcelo Trindade (ex-presidente da CVM); e o professor em gestão pública e diretor do Insper, André Luiz Marques.

CABANA PRESERVADA - Um ato de apoio à preservação da Cabana do Pescador, cenário de novelas e produções do cinema, e uma caminhada pelas trilhas do Morro do Vigia, no Peró, marcaram a abertura da Semana do Meio Ambiente na Região dos Lagos. Por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o restaurante que funcionava precariamente no casario fechou as portas. Os preservacionistas e ambientalistas temem que, sem segurança, o casario, um antigo abrigo de pescadores construído em 1940, seja vandalizado.

CENTRO TURÍSTICO-CULTURAL - Os Amigos do Peró, que defendem o local, sugerem que a Cabana, um dos mais fotografados da Região dos Lagos, seja transformado num centro de turístico-cultural com controle de acesso e gestão das trilhas do Morro do Vigia, criando-se aí um grande produto turístico para o Estado do Rio. A Cabana do Pescador, que foi a "Casa do Tufão" na novela Avenida Brasil, fica entre as praias das Conchas e do Peró, foi tombada pelo Município e pelo Estado, através do INEPAC, graças a projetos-de-lei dos deputados Gustavo Tutuca e Dr. Serginho.

EX-PREFEITO DE VOLTA REDONDA INELEGÍVEL - Em decisão unânime, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou a inelegibilidade do ex-prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, nesta segunda-feira, dia 03, e negou provimento ao recurso apresentado por sua defesa. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), em 2020, por abuso de poder político, quando tentava à reeleição e perdeu para o prefeito Antonio Francisco Neto, no primeiro turno. De acordo com o MPE, uma gravação mostrava ocupantes de cargos comissionados sendo convocados para a campanha eleitoral. Samuca disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

NOVA CONCESSÃO DA BR-040 - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o Plano de Outorga da concessão da BR-040/495/RJ/MG, rodovia que liga o Rio de Janeiro à MInas Gerais, passando por Petrópolis, na Região Serrana. O documento agora será enviado ao Ministério dos Transportes e em seguida ao Tribunal de Contas da União (TCU) para análise e caso seja aprovado, o próximo passo é a publicação do edital para nova concessão.

CONDENAÇÃO FEDERAL - Com aprovação do plano de outorga fica mais fácil da União e a ANTT cumprirem a decisão da Justiça Federal de Petrópolis que às condenou a realização da obra de Nova Subida da Serra, paralisada há 10 anos. Além disso, a Justiça anulou o termo aditivo do contrato de concessão da Concer, que deve ser encerrado em 60 dias. A Concessionária vai recorrer da decisão.

FESTIVAL SESC DE INVERNO - O deputado estadual Vinicius Cozzolino (União Brasil) conseguirá junto à Fecomércio, levar Festival SESC de Inverno para o município de Magé, na Baixada Fluminense. O evento deve acontecer entre os dias 13 e 14 de julho, com shows de artistas nacionais, além de opções de entretenimento e lazer. A iniciativa visa impulsionar o turismo local e estimular a economia da região.