Por:

PINGA-FOGO

PENSANDO NO LEGADO - O Governador do Rio, Cláudio Castro, amadurece a ideia de ficar até o último dia do mandato. Tem como meta focar no legado da sua gestão e deixar sua marca como gestor público. Para uma pessoa próxima, ele está correto no pensamento: "Cláudio é muito jovem e deixará o governo com menos de 50 anos. Tem uma trajetória política enorme pela frente. Deixar um legado, arrumando o estado é muito mais importante para o seu currículo do que deixar o governo e entrar em uma disputa eleitoral. Ele não precisa ter pressa".

SEM PRESSA - A saída de Vinícius Farah da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio para concorrer a Prefeitura de Três Rios não vai gerar um leilão para a sua cadeira de secretário. O governador Cláudio Castro irá indicar um interino para responder pela pasta e dar continuidade aos processos de captação de investimentos em cursos. Não será surpresa se a pasta for comandada interinamente por uma mulher.

FLECHAS DO KING - Em gravação ao podcast de Rodrigo Bethlem, o secretário de Transportes, Washington Reis, disparou flechadas para o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar. Ele está inconformado com a decisão do União Brasil de lançar o vereador Celso do Alba como candidato a prefeito de Duque de Caxias. No vídeo, Reis fala de "estelionato eleitoral". A fala intempestiva vai ter troco.

TIC-TAC - Corre à boca pequena que foi um oráculo federal que avisou ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, para ficar bem longe e sanear a Secretaria de Habitação. Na operação de fishing nos telefones da família Brazão, algumas conversas e mensagens foram capturadas. Os sinais de fumaça indicando a existência de bomba-relógio fazendo tic-tac chegou até o gabinete do alcaide.

PIRAÍ - Ao reassumir a Secretaria de Turismo, o deputado estadual Gustavo Tutuca fez o povo de Piraí respirar aliviado. No fim de semana, em Itaipava, no qual esteve na companhia do Governador Cláudio Castro, ele ouviu do governante que iria renomeá-lo mesmo a contra gosto. O nome Tutuca faz disparar o candidato de qualquer pesquisa na cidade.

NA COLA - A saída de André Ceciliano do governo federal por 30 a 40 dias deixa o prefeito Eduardo Paes de saia justa na escolha do vice. Ele é o nome preferido de Lula, como a coluna já publicou, e a sua "licença" eleitoral só ocorre por que recebeu aval presidencial. Para o em torno de Paes, "o caso de Ceciliano" já era considerado resolvido pela dilatação da linha de tempo para escolha do vice. Ninguém aposta na desincompatibilização.

DAMARES QUESTIONA NÍSIA - A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou nesta terça-feira (4) um requerimento de informações à ministra da Saúde, Nísia Trindade, a questionamento sobre os cancelamentos unilaterais que planos de saúde vêm fazendo pelo atendimento de pacientes com autismo. Para a senadora, tais casos violam direitos previstos pela Constituição na esfera individual e coletiva. E requerem, por isso, uma intervenção do Ministério da Saúde. Os planos de saúde são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade vinculada ao Ministério da Saúde, e, por isso, o questionamento à pasta.

AEROPORTO DE RESENDE VOLTARÁ À ROTA - Graças a investimentos destinados pelo senador Flávio Bolsonaro, as obras de reforma e modernização do Aeroporto Municipal, em Resende, no sul do Estado do Rio, seguem a todo vapor.  Com os recursos que estão sendo feitos, da ordem de R$ 8 milhões, o aeroporto voltará a ter capacidade de receber voos comerciais e noturnos. O aeroporto até então funcionava apenas para voos particulares durante o dia e se o tempo estiver propício. O espaço não recebia operação comercial desde 2023.

ECONOMIA IMPULSIONADA - Além disso, o retorno do funcionamento do aeroporto impulsiona ainda mais o crescimento e desenvolvimento não só do município de Resende, mas de toda a região do Médio Paraíba. O prefeito Diogo Balieiro faz questão de ressaltar que o senador Flávio Bolsonaro é peça fundamental nesse processo. "Agradeço ao senador por todo o investimento que vem destinando ao município ao longo dos anos. Graças a essa parceria, temos conseguido tirar grandes sonhos do papel", disse Balieiro. Detalhe: a área administrativa do aeroporto também será reformada.  Não há ainda uma previsão de quando a reforma será concluída para voltar a receber voos comerciais.

ZITO REÚNE CORRELIGIONÁRIOS - O ex-prefeito de Duque de Caxias e pré-candidato do Partido Verde ao Executivo municipal, José Camilo Zito, promoveu em seu galpão, no bairro Dr. Laureno, uma grande reunião geral nesta última segunda-feira (03), com todos os seus apoiadores e correligionários. A estimativa do público presente foi de 3.500 pessoas,  segundo afirmou à coluna o presidente do PV Caxias e ex-deputado estadual André Lazaroni, um dos principais nomes na articulação da campanha de Zito. A Federação Brasil da Esperança, formada por PV, PT e PCdoB, encabeçada pela pré-candidatura de Zito, também já conta com o apoio do Avante, totalizando uma nominata com 60 pré-candidatos ao Legislativo.

I FÓRUM EXPOCLIMA DA BAIXADA - O município de Nova Iguaçu recebe nos dias 17 e 18 de junho, das 9 às 17hs, o I Fórum Expoclima da Baixada Fluminense, no auditório do Hotel Mércure, no Centro da cidade. O fórum abordará a importância de gestores públicos diante das mudanças climáticas na região. Lembrando que, neste aspecto, a Baixada Fluminense é uma das regiões que mais são penalizadas com tragédias climáticas no estado, causando impactos extremamente severos para a população. Seguindo esta importante premissa, a Associação de Desenvolvimento da Baixada Fluminense (ADESBF) promove a iniciativa, que reunirá especialistas premiados internacionalmente. A entrada é um 1kg de alimento não perecível.