Por: Cláudio Magnavita

'Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia' é tema de Seminário Internacional em Brasília. Governador do Rio, Cláudio Castro, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor Santos, integram mesa de debates nesta quinta-feira

Cláudio Castro e Victor Santos participarão do evento | Foto: Rogério Santana

Macaque in the trees
O secretário de Segurança Pública do RJ, Victor Santos. | Foto: Renato Wrobel

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor Santos, estarão entre as autoridades e personalidades públicas do país que participam, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), do Seminário de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, que será realizado em Brasília, na sede do Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). 

Nesta quinta, às 17h, no auditório da instituição, Castro e Santos abordarão aspectos acerca das soluções para o Rio de Janeiro na área de segurança. Avanços, desafios e o planejamento executado pela pasta contra o crime organizado estarão em destaque no seminário internacional, que reunirá grandes autoridades e especialistas para um debate de fundamental importância ao Estado brasileiro.

O seminário internacional será promovido pelo IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, presidido por Walfrido Warde, em parceria com o IDP. O ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública, Raul Jungmann, é um dos coordenadores do evento.

Programação

Além de Cláudio Castro e Victor Santos, participarão do encontro, nesta quinta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que abre o evento, às 9h, com o tema "Por uma segurança pública efetiva, legalista e democrática"; Logo na sequência, a programação prossegue com nomes como Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Renan Calheiros, senador e ex-ministro da Justiça; Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); e Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Ainda no primeiro dia de encontro, participam das mesas de debates o promotor de Justiça brasileiro, Lincoln Gakiya; a ex-ministra da Agricultura e presidente do IREE Brasília, Kátia Abreu; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Já na sexta-feira, o seminário contará com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o escritor Bruno Paes Manso, autor do livro 'A República das Milícias'; além de promotores, ex-ministros, acadêmicos e especialistas.