Por:

PINGA-FOGO

DE BANDIDO A HERÓI GLOBAL - A divulgação do vídeo da delação premiada de Ronnie Lessa só acirrou o sentimento de indignação na Polícia Civil com a condenação antecipada do delegado Rivaldo Barbosa. Mais uma vez, a sociedade brasileira está endeusando um bandido de boa eloquência em detrimento de um policial com longa folha de serviço prestado à carreira e sem nenhuma mácula. Que país é este onde a palavra de um marginal confesso tem o poder de prender quem o prendeu? Depois que Lessa virou estrela do noticiário televisivo, especialmente na Globo e GloboNews, os comentários na Polícia Civil do Rio, até então velados, subiram o tom. A indignação é geral. Um fato tem sido apontado como capaz de virar a mesa: foi a Polícia Federal que tentou desviar os rumos da investigação apresentando pistas bem diferentes das investigações. Por que ninguém se debruça sobre este tema??? É a pergunta que todos fazem.

FUNDO DO POÇO - Quem conhece de perto o delegado Rivaldo Barbosa sabe do seu perfil psicológico e da sua fragilidade pessoal para enfrentar o linchamento moral e midiático que está submetido. O seu bilhete a Alexandre de Moraes implorando para ser ouvido foi visto pelos colegas como um ato de desespero e um sinal de que ele precisa ser monitorado de forma preventiva e receber cuidados especiais de apoio psicológico para evitar uma tragédia.

O EXEMPLO DE CANCELLIER - O linchamento moral e midiático de pessoas do bem já produziu uma vítima que deixou Santa Catarina em estado de choque. O reitor da Universidade Federal Catarinense, Luiz Carlos Cancellier, deu um ponto final na sua vida depois de ser acusado e ficar preso. Nada foi provado. Ele não aguentou a pressão e pulou do shopping Beira Mar. Seis anos depois, em 2023, ele foi inocentado. Ele não se matou. Foi assassinado por uma acusação falsa e uma justiça que destroçou sua vida. Acusações sem provas. Só de ouvir falar.

TRE-RJ COMPLETO - Mereceu aplauso a decisão dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) de Janeiro que elegeram o juiz Rafael Estrela Nóbrega para a vaga de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) - Classe Juiz de Direito. A vaga é decorrente do pedido de aposentadoria do juiz Gerardo Carnevale Ney da Silva. Também concorreram os juízes André Côrtes Vieira Lopes e Marcelo Menaged. A sessão virtual do Tribunal Pleno foi realizada em ambiente eletrônico, com início às 10h do dia 4 de junho e término às 23h59m do dia 6 de junho. O juiz Rafael Estrela Nóbrega recebeu 121 votos, correspondendo a 70,76% do total. Ele é auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2023, foi juiz auxiliar da Presidência do TJRJ no biênio 2021/2022 e atuou à frente da Vara de Execuções Penais por mais de cinco anos. Um magistrado sensato para o TRE.

NETINHO REIS REÚNE 10 MIL PESSOAS EM CAXIAS - O lançamento da pré-candidatura do empresário Netinho Reis à prefeitura de Duque de Caxias, aconteceu na noite de sexta-feira (7) no Parque Ana Dantas, em Xerém. O evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, mostrando a força política em torno do nome de Netinho, que conseguiu juntar 16 partidos para a composição de sua aliança no município. Estavam presentes o governador Cláudio Castro, o vice-governador Thiago Pampolha, o secretário de estado de Transportes e presidente estadual do MDB, Washington Reis, o senador Flávio Bolsonaro (que representou o ex-presidente Jair Bolsonaro), os deputados federais Gutemberg Reis, Áureo Ribeiro, Marcos Tavares, Otoni de Paula, Dr. Luizinho, presidente estadual do Progressistas, entre outras personalidades políticas. A reunião foi um verdadeiro encontro de pesos pesados da política fluminense.

PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR  EM QUEIMADOS - O jornalista Felipe Carvalho lançou no último sábado (8), sua pré-candidatura a vereador de Queimados, na quadra do bairro Pedreira. O encontro teve a presença do deputado federal e pré-candidato a prefeito, Max Lemos (PDT), e a participação de mais de 600 pessoas, demonstrando força e apoio popular ao nome de Felipe na empreitada ao Legislativo queimadense. O evento também contou com apresentações culturais e momentos de confraternização, fortalecendo o sentimento de comunidade entre os presentes. A participação ativa da população e o engajamento demonstrado, consolidam Felipe Carvalho como um dos principais nomes na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Queimados.

PRÊMIO SOBRE SAÚDE MENTAL - Projetos destinados à saúde mental de adolescentes concorrem ao Prêmio Espírito Público. E o público pode conhecer e votar no melhor projeto pelo site premioespiritopublico.org.br. Três projetos são finalistas, dois do Rio de Janeiro e um do Pará. Os vencedores serão conhecidos na entrega do prêmio, em 24 de julho. A votação vai até o dia 3 de julho. O Prêmio Espírito Público é um projeto da iniciativa Vamos, uma parceria entre a Fundação Lemann, o Humanize e a República.org. Além da premiação para os projetos em Saúde Mental de Jovens, o PEP ainda conta com as categorias: Saúde, Meio Ambiente e Emergência Climática, Gestão e Planejamento, Gestão de Pessoas, Educação e Desenvolvimento Social.

PREOCUPAÇÃO - A saúde mental dos jovens, porém, é uma grande preocupação. Pesquisa do Instituto Cactus aponta que 31% dos jovens entre 16 e 24 anos já pensou em se ferir ou mesmo tirar a própria vida. Sentem-se cansados 83% dos jovens; 68% dizem-se deprimidos ou sem perspectivas; 70% têm pouco interesse em realizar atividades, e 60% revelam brigas com as famílias.

PRÉ-CANDIDATURA DO PSOL EM TERESÓPOLIS - Na última sexta-feira, em Teresópolis, o Psol lançou o pré-candidato a prefeito, Beique San. O evento contou com a presença do deputado estadual Yuri Moura, pré-candidato à Prefeitura de Petrópolis, e os deputados Renata Souza e Flávio Serafini, presidente do PSOL-RJ.

EMENDAS PARA PREVENÇÃO DE DESASTRES - Em Petrópolis, na Região Serrana, uma emenda parlamentar importante periga não ser cumprida por causa da penúria financeira da Prefeitura. A emenda à Lei Orgânica Municipal, de autoria do vereador Hingo Hammes, prevê 2% da receita corrente líquida do município em obras preventivas contra desastres climáticos. Com isso, neste ano, a Prefeitura  tem R$ 29 milhões para obras como contenção de encostas e melhorias de redes de águas pluviais a serem cumpridos. Se o prefeito Bomtempo conseguir de volta os R$ 35 milhões que pagou ao escritório Celso Gonçalves Sardinha, já tem onde destinar o dinheiro.

DELEGADO É PRÉ-CANDIDATO EM BARRA DO PIRAÍ - O delegado Antonio Furtado deixou o comando da 88ª DP (Barra do Piraí) e confirmou que virá como pré-candidato a prefeitura de Barra do Piraí, pelo União Brasil, como a coluna divulgou com exclusividade. Furtado comandou a delegacia por um ano e dois meses e agora está em busca de apoio político e do nome que será o pré-candidato a vice. Detalhe: fez questão de afirmar que não tem qualquer vínculo com o prefeito Mário Esteves, do MDB.  "É importante desfazer falsos boatos que circulavam em Barra do Piraí. Minha pré-candidatura a prefeito da cidade é independente. Queremos e vamos trabalhar para afinal o povo barrense ter serviços de qualidade. Chega de humilhação. A mudança virá", disse Furtado, em uma rede social, no final de semana.

PREFEITO 'SEGUE NA CONTRAMÃO' - O prefeito Mário Esteves foi na contramão e anunciou o nome de quem apoiará para vice: a empresária Márcia Mariotini,  funcionária aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.  Quem encabeçará a chapa ainda é um mistério.  Mário Esteves foi expulso do Solidariedade, em setembro do ano passado, após sugerir "começar a castrar" as mulheres da cidade para controlar o número de crianças. Em fevereiro deste ano, ele se filiou ao MDB e formou frente com oito partidos.