Por:

PINGA-FOGO

RENOVABR E AS ELEIÇÕES - O RenovaBR, iniciativa de renovação política patrocinada pelo empresário Eduardo Mufarej, realizou no fim de semana, no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, seu Encontro Regional do Sudeste para discutir os desafios eleitorais deste ano nos pleitos municipais da região. Participaram das discussões o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha; o secretário de Cultura, Marcelo Calero, e o deputado federal Daniel Soranz (PSD).

CIDADES E SOCIEDADE - Uma primeira palestra, ministrada por Daniel Soranz e pela vereadora de Vitória (ES), Karla Coser (PT), discutiu cidades e sociedade. A segunda teve como tema política, equidade racial e diversidade e teve a participação do cientista social Helton Souto. A terceira, tendo como tema cidades e política, teve como palestrantes a vereadora de Macaé (RJ), Iza Vicente (Rede) e o vereador do Rio, Pedro Duarte (Novo).

LUCIANO MUNIZ EM PINHEIRAL - O pré-candidato à Prefeitura de Pinheiral, Luciano Muniz, do PP, participou das comemorações pelos 29 anos do município ao lado do prefeito Ednardo Barbosa. "Este é meu último ano à frente da gestão municipal e quero fechar com chave de ouro", disse Ednardo, agradecendo ainda seus aliados: o secretário de Estado de Turismo e deputado estadual, Gustavo Tutuca; o deputado federal, Dr. Luizinho; e o governador Cláudio Castro "pelo apoio à cidade e por atender às demandas da população". Ednardo ressaltou que "continuará de pé até o último dia do seu mandato. "Vamos seguir firmes em busca de recursos para mais melhorias em nossa amada Pinheiral", disse. O pré-candidato a vice na chapa de Luciano é Jailson Rodrigues.

ICMS DE PETRÓPOLIS NO STF - Em maio deste ano, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um recurso da Prefeitura de Petrópolis, que pedia a suspensão da liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que reduz o Índice de Participação (IPM) do município. Agora será a vez do Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o caso. É previsto que Tribunal decida entre os dias 21 a 28 de junho sobre a diminuição do IPM.

PENÚRIA FINANCEIRA - Em outro processo, na 4ª Vara Cível de Petrópolis, a Prefeitura afirmou que está em "situação de completa penúria financeira" com a queda na arrecadação. Ainda no mês de maio, o município de Niterói, que pode ser afetado caso haja aumento no IPM de Petrópolis, contestou o recurso petropolitano, que também será analisado no final deste mês.

ESCRITÓRIO - Neste mês de junho, vereadores e advogados da cidade protocolaram ofício à Prefeitura e entraram com ação no MPRJ para pedir o cancelamento do contrato firmado entre a Prefeitura de Petrópolis e o escritório de advocacia Celso Gonçalves Sardinha. O prefeito Rubens Bomtempo contratou por R$ 35 milhões o escritório para entrar com uma ação contra a multinacional GE Celma, se baseando em uma ficção tributária, para conseguir aumentar o índice de participação do município no ICMS do Estado.

MATHEUS DO WAGUINHO - O lançamento da pré-candidatura de Matheus do Waguinho a prefeito de Belford Roxo levou ao campo do Heliópolis cerca de 10 mil pessoas que prestigiaram o encontro político em plena noite de sábado (15). Em seu discurso, ladeado pela esposa e deputada federal Daniela Carneiro, o prefeito Waguinho falou de maneira efusiva sobre continuidade de gestão, representada na figura do sobrinho Matheus Carneiro. O alcaide frisou a parceria muito bem consolidada entre a prefeitura e o governo federal, resultando em investimentos de quase R$ 3 bilhões para Belford Roxo. Durante todo o evento, os discursos proferidos enalteceram a proximidade entre Waguinho e Lula, possibilitando uma gama de investimentos na cidade. Nomes como André Ceciliano e Eduardo Cunha marcaram presença no encontro.