Por:

PINGA-FOGO

RECONHECIMENTO - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Alerj, realiza nesta quinta-feira (20), solenidade de comemoração dos 123 anos do Correio da Manhã e a entrega da Medalha Tiradentes ao publisher Cláudio Magnavita. A iniciativa da homenagem foi do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar, com a adesão dos seus pares. O evento começará pontualmente às 18h, já que será transmitido ao vivo pela TV Alerj e nacionalmente pela TV Correio da Manhã. O Plenário Barbosa Lima Sobrinho, do Palácio Tiradentes, estará aberto às 17:30, para a chegada das autoridades.

EXPOSIÇÃO - Após os atos solenes, será inaugurada a Exposição das Primeiras Páginas históricas do Correio da Manhã, com registros de fatos relevantes nestes 123 anos do Correio da Manhã, que retornou em 2019 e é hoje leitura obrigatória da classe política e dos formadores de opinião do Rio.

LULA AQUI - O presidente Lula desembarca no Rio, nesta quarta-feira (19), às 15h, no Aeroporto Internacional do Galeão. Em seu primeiro compromisso de agenda, participa do ato de assinatura do contrato de operações de crédito do Banco do Brasil e da Caixa, com a Prefeitura do Rio, tendo como estrela o seu aliado maior na cidade, o prefeito Eduardo Paes. Depois, Lula fará visita ao Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (CENPES) e participa da solenidade de posse da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a segunda mulher a ocupar o cargo. Vai ser um momento no qual fará um discurso que está sendo aguardado pelo mercado nacional e internacional.

À noite, o presidente ainda participa de uma homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, na qual estará fazendo anúncios para o setor audiovisual e será tietado pelos órfãos das parrudas verbas que eram destinadas ao setor, especialmente pela Petrobras. A família Barreto; a diretora da EBC, Antônia Pelegrino; e a própria Janja, organizam o evento escolhendo a dedo quem receberá o broche da Presidência da República para as alas mais exclusivas.

NERI GELLER CONTRA LEILÃO DE ARROZ - O ex-secretário de Política Agrícola Neri Geller depôs na manhã de terça-feira (18) na Comissão de Agricultura da Câmara. E atacou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Geller foi demitido do ministério depois que o governo resolveu cancelar o leilão de arroz importado que seria feito para evitar alta de preço do produto, por conta de eventuais problemas de produção no Rio Grande do Sul, maior produtor do país, afetado pelas enchentes. Geller disse ter ficado "chateado" com Fávaro pela forma como foi demitido, apontando para suspeitas de envolvimento com irregularidades verificadas na escolha dos vencedores do leilão. O ex-secretário disse aos deputados que ele era pessoalmente contra o leilão.

EQUÍVOCO - Geller disse que o leilão foi "um equívoco" e que ele foi "voto vencido" na decisão. "Eu não devo. E, por isso, eu fiquei, sim, chateado com o ministro", disse. As suspeitas sobre Geller estão relacionadas à empresa Foco Corretora de Grãos, intermediadora do leilão. O administrador da empresa, Robson Luiz Almeida França, é advogado de Geller. Quando surgiram as acusações, Geller disse que falou com Fávaro. "Não tem uma vírgula a esconder", afirmou.

FÓRUM DE TURISMO EM PARATY - O potencial turístico da Costa Verde foi debatido nesta terça-feira, dia 18, durante a segunda edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense, em Paraty, que aconteceu na Quadra da Matriz, no Centro Histórico. O evento teve shows, palestras e espaços de informação sobre as cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí, que também fazem parte da região. O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, participou da abertura, ao lado do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; do subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix; da secretária municipal de Turismo de Paraty, Sandra Barros; do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida; entre outros. O Fórum teve ainda a participação da Fecomércio e do Conventions Bureaux locais, além da Cadastur e da Abih. Esteve presente no evento a deputada estadual Célia Jordão (PL), vice-presidente da Comissão responsável pelo tema na Alerj.

JORNADA SUSTENTÁVEL - Angra dos Reis sediará a "Jornada do Desafio dos ODS"(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que acontece nesta quarta-feira, 19 de junho, às 9h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. O evento, que tem parceria da ONU HABITAT, e faz parte do Projeto Rio Incluso e Sustentável, contará com representantes das secretarias e institutos de Meio Ambiente dos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

GOLAÇO NO INTERIOR - O município de Areal na Região Serrana do Rio marcou um golaço no Prêmio Band Cidades Excelentes. Nesta terça-feira (18) foi a entrega da premiação  da etapa estadual, e Areal venceu nas categorias Infraestrutura e Mobilidade Urbana e em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública entre as cidades com até 30 mil habitantes. Além disso, conquistou o grande prêmio estadual - Índice de Gestão Aquila - categoria faz uma avaliação geral do município e gestão pública. Agora é esperar o resultado da etapa nacional que acontece em julho.

REFORÇO NA SEGURANÇA -  A partir da semana que vem, as cabines da Polícia Militar em Nova Iguaçu serão ocupadas 24 horas, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. O reforço na segurança pública foi anunciado pelo deputado  estadual Carlinhos BNH (PP), em vídeo publicado nas redes sociais. O parlamentar afirmou que essa reivindicação vem desde 2016, na época em que era vereador no município. Integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Carlinhos BNH destacou a união entre Prefeitura de Nova Iguaçu, Câmara Municipal e Governo do Estado, além da mobilização do deputado federal Dr. Luizinho (PP), em benefício da população da cidade. As cabines irão funcionar nos bairros Santa Rita, Prata, Austin e Centro de Nova Iguaçu.

PEZÃO - Pré-candidato a prefeito na cidade de Piraí, Luiz Fernando Pezão obteve nesta terça (18) mais uma vitória na Justiça. Dessa vez, a 5ª Câmara de Direito Público ratificou por unanimidade a inexistência de atos de improbidade em virtude do descumprimento do percentual mínimo de 12% dos recursos do Estado investidos na Saúde, como determina a Constituição, no ano de 2016.

A sentença reconheceu o estado de calamidade financeira enfrentada pelo Estado do Rio e isentou de responsabilidade o gestor à época - Pezão. É a segunda vitória do ex-governador em processos dessa natureza, em câmaras diferentes do Tribunal de Justiça. Em 2020, ele foi inocentado pelo juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 14ª Vara de Fazenda Pública, em ação de 2018, do MP estadual.