Por:

PINGA-FOGO

EVENTO CONCORRIDO - Será hoje, quinta-feira, 20 de junho, o coquetel em homenagem aos 123 anos do Correio da Manhã para a abertura da exposição "O registro factual da História", com as Primeiras Páginas emblemáticas do jornal. O evento será realizado logo após a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes ao jornalista Cláudio Magnavita, no Palácio Tiradentes. O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, será o anfitrião dos dois eventos que reunirão o mundo político fluminense. Pelas confirmações, o plenário Barbosa Lima Sobrinho ficará pequeno para os convidados que aceitaram o convite, entre eles, parlamentares, prefeitos, dirigentes empresariais e formadores de opinião.

JAQUES GPT - O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), gosta de ser cauteloso com as pesquisas políticas. Diz que não costuma se alarmar muito com quedas, nem se entusiasmar muito com subidas. Especialmente quando estão dentro da margem de erro, como o levantamento do Datafolha na semana passada. Então, ao ser chamado a repercutir a pesquisa que mostrou leve melhora na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas abaixo da margem de erro, ele brincou: "Pode usar o Chat GPT".

REPETIÇÃO - Jaques Wagner disse que suas respostas a respeito nesses casos sempre serão muito parecidas. Assim, no caso, ele disse que os números não são ruins, mas que também não seria o caso de soltar foguetes. Se fosse o contrário - se Lula tivesse caído um ponto dentro da margem de erro - ele não diria algo muito diferente.

PRÉ-CANDIDATURA - Em Petrópolis, Leandro Kronenberg (Professor Berg) lançou candidatura a vereador pelo União Brasil com apoio de nomes de peso da cidade. Prestigiaram o evento o pré-candidato a prefeito Hingo Hammes, do PP, e o deputado estadual Sérgio Fernandes (PSD), além de lideranças locais. "Estou muito feliz e emocionado com o apoio de todos vocês. Minha história foi construída com bastante trabalho e agora não será diferente. Nas ruas, fica muito claro o desejo da população de mudança e eu espero contribuir com o Hingo para que Petrópolis possa voltar a crescer", disse o professor Berg.

SEM ACORDO - O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou nesta quarta-feira (19) uma audiência de conciliação para resolver a compensação financeira em relação ao índice de participação dos municípios no ICMS do Rio de Janeiro. Desde maio, quando passou a valer uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que derrubou uma liminar que havia mudado o percentual dos municípios, Petrópolis teve que devolver os valores que recebeu a mais em um intervalo entre a publicação e cumprimento da decisão.  E agora, o prefeito Rubens Bomtempo recorreu à instância superior porque não quer devolver o dinheiro que não lhe pertence. Os municípios que foram prejudicados e ingressaram na Justiça também participaram da audiência: Rio de Janeiro, Volta Redonda, Niterói, Teresópolis, Duque de Caxias, Mangaratiba e Angra dos Reis. Sem acordo, na próxima semana o STF deve levar o processo ao plenário.

NETO GANHA LIVRO DE ALUNOS - O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu das mãos dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Jesus Menino um livro com "70 motivos para amar a cidade". A entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 19, no auditório da prefeitura, reunindo cerca de 27 alunos da turma 503 do Ensino Fundamental. A escola está trabalhando a temática do aniversário da cidade, já que Volta Redonda está prestes a completar 70 anos em 17 de Julho. Foi a primeira vez que os alunos desta turma conheceram o prefeito Neto e puderam agradecer e parabenizá-lo pelas benfeitorias que vêm sendo promovidas no município nos últimos três anos e meio, muitas delas retratadas através de desenhos e frases que os próprios estudantes registraram no livro: "70 motivos para amar Volta Redonda".

DR. LUIZINHO OFICIALIZA APOIO A TANDE - O deputado federal, Dr. Luizinho, gravou um vídeo, esta semana, em apoio ao deputado estadual Tande Vieira, do PP, pré-candidato à prefeitura de Resende, sul do interior do Rio. Fez questão de elencar o trabalho realizado por Tande e disse que ele tem todas as credenciais para a disputa. "Foi excelente secretário de saúde de Resende e o responsável pela criação do primeiro Hospital Veterinário do Estado do Rio de Janeiro", disse Dr. Luizinho.