LIXO NO CONGRESSO - É uma discussão das mais nobres. Na quarta-feira (26), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, haverá um importante debate sobre a conscientização ambiental e a responsabilidade individual na gestão do lixo. Será o lançamento da série documental "Do Meu Lixo Cuido Eu". O evento faz parte da Virada Parlamentar Sustentável, movimento liderado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Além da exibição da série, a virada conta com debates, audiências públicas, seminários, exposições sobre mudanças climáticas e meio ambiente durante todo o mês de junho.
CÂMARA DE VOLTA REDONDA DISCUTE ABORTO - O I Simpósio Pró-Vida, realizado na Câmara Municipal de Volta Redonda, teve as participações da deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) e o do deputado estadual Márcio Gualberto (PL), que faz parte da Frente Parlamentar Contra o Aborto e em Defesa da Vida. O Procurador Geral Henrique Lima integrou a mesa de debates com representantes de diversos setores que contestaram a interrupção da gravidez, em especial, após 22 semanas. Dóris Hipólito, da Atividade Pró-Vida, que dá suporte às vítimas de estupro há cerca de 33 anos, já atendeu nada menos do que três mil mulheres, neste período. Ela também estava no simpósio, realizado no sábado, dia 22, e organizado pelo vereador Hálison Vitorino (Republicanos), com apoio de Paulo Conrado, Betinho Albertassi e Rodrigo Furtado.
AUDIÊNCIA EM PETRÓPOLIS - O juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins Alves, convocou uma audiência em urgência máxima para debater a situação do convênio entre o Hospital Santa Teresa (HST) e o Sistema Único de Saúde (SUS), e o déficit financeiro da instituição com o município de Petrópolis. A audiência está marcada para esta quinta-feira (27), às 13h30. Foram convocados representantes da Secretaria de Saúde do município, do Estado e diretores do Hospital.
INDEFINIÇÃO - Segundo Jorge Luiz Martins, mesmo o assunto tendo sido debatido na Comarca diversas vezes, não é possível afirmar se o SUS continuará sendo oferecido pelo HST ou não. "O adoecido, o sofrido, enfim, aquele (a) que espera pela intervenção que lhe foi prescrita, não sabe o que poderá advir. Falamos, falamos e falamos e ainda não temos respostas! A dúvida está chicoteando a muitos e não poderá ser perenizada", dramatiza o juíz em um trecho do documento.
PRAZO DE 90 DIAS - Em maio deste ano, uma outra audiência foi realizada para debater o assunto. Segundo o HST, o débito atual do município é de R$ 4 milhões, e o déficit estimado até o fim de 2024 chega a R$ 9 milhões. Na reunião, a unidade de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde disseram estar comprometidas em buscar um equilíbrio financeiro até dezembro de 2024. Um prazo de aproximadamente 90 dias foi estabelecido para que as partes encontrassem uma solução para os atendimentos de alta complexidade.
PT LANÇA TUNINHO EM NOVA IGUAÇU - No último sábado (22), o Partido dos Trabalhadores promoveu ato político para chancelar o nome do seu pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu, o empresário e ex-vereador Tuninho da Padaria. Entre os presentes, lideranças como a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann; o ex-prefeito da cidade e deputado federal, Lindbergh Farias; o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o pré-candidato do PV a prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, além de pré-candidatos e correligionários petistas. Lindbergh, que anteriormente foi sondado para disputar a prefeitura pela 3ª vez, já afirmou que pretende voltar. Não como o candidato, mas na 'pele' de aliado Tuninho, como tem afirmado de maneira reiterada. Gleisi, inclusive, afirmou em discurso que a estrutura do PT nacional estará à disposição de Tuninho, afinal, os petistas querem voltar ao comando de municípios considerados estratégicos, a exemplo de Nova Iguaçu.