PINGA-FOGO

Por

STF DERRUBA 'FICÇÃO TRIBUTÁRIA' DE BOMTEMPO - Nesta quinta-feira (27), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, julgou improcedente o recurso da Prefeitura de Petrópolis, que tenta derrubar uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que suspendeu a liminar que criava uma ficção tributária em cima da multinacional GE Celma. Com isso, todos os ministros da primeira turma do STF acompanharam o voto principal do relator ministro Cristiano Zanin. A 4ª Vara Cível de Petrópolis, por meio de uma liminar, havia obrigado a GE a fazer retificações nas Declans, levando erroneamente ao aumento do IPM da cidade, no ano passado. Após outros municípios, que seriam afetados com a mudança, entrarem com recursos, o TJRJ decidiu por suspender a liminar.

NARRATIVA FANTASIOSA - Mesmo após a suspensão da liminar, a gestão do prefeito Rubens Bomtempo ainda acredita que tomou uma decisão responsável ao basear o orçamento anual em uma decisão de primeira instância, que poderia ser questionada. Em entrevista à InterTV, afiliada da Globo no interior, na manhã desta quinta-feira (27), o secretário de Governo, Marcus Vinicius de São Thiago, defendeu o prefeito dizendo que foi "muito responsável a atitude do nosso prefeito, de um gestor responsável".

CUMPRINDO A LEGISLAÇÃO - Procurada pela Coluna, a GE Celma afirmou que atua em conformidade com a legislação fiscal brasileira e efetuou os preenchimentos das Declaração Anuais para o IPM (DECLAN-IPM) seguindo o manual de preenchimento da DECLAN, assim como procedeu com certas retificações conforme determinação judicial. "Presente há 73 anos em Petrópolis, a companhia segue comprometida com o desenvolvimento econômico do município, onde emprega diretamente 3.500 funcionários", disse a empresa.

CONEXÃO EXPLOSIVA - O compliance de uma empresa dos Estados Unidos listada na bolsa americana vai ter muito trabalho. A distribuidora Tobras, que tem entre suas sócias a norte-americana World Kinect, conhecida mundialmente pelo seu antigo nome World Fuel Services - WFS - listada na bolsa de Nova York e uma das maiores fornecedoras de combustível de aviação dos EUA, está criando uma relação estranha com clientes na área de combustível investigados pelo Ministério Público de São Paulo por envolvimentos com organizações criminosas.

Na semana passada o jornal O GLOBO publicou entrevista de Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, afirmando que "o PCC se espraia em todos os segmentos dos combustíveis". Os sinais agora é que os sócios da World Kinect estejam mergulhando neste terreno pantanoso.

ANGRA E MARICÁ - A TurisAngra participou nesta terça e quarta-feira (25 e 26), do 6º Congresso Empresarial de Turismo, na cidade de Maricá. O congresso apresentou palestras, workshops e sessões de networking, proporcionando um espaço para a troca de experiências e a construção de parcerias entre os municípios do Rio de Janeiro. O evento reuniu empresários, profissionais e autoridades do segmento para discutir tendências, oportunidades de negócios, inovações e divulgação dos destinos, além de compartilhar conhecimento e informações para qualificar segmentos como hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, artesanato e transporte.

FEIRA DE DESTINOS - O Congresso foi promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Maricá. Nesta edição, a novidade foi a Feira de Destinos do estado com um espaço disponível para diversas cidades turísticas do estado apresentarem seus destinos. "Eventos como esse são muito importantes para aumentar a visibilidade de Angra dos Reis e fortalecer a relação entre o trade turístico e os clientes. Estivemos presentes com um estande levando informações e mostrando todos os atrativos turísticos da nossa cidade", disse o presidente da TurisAngra, Marc Olichon.