DERROTA DA FICÇÃO TRIBUTÁRIA - O prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo sofreu nova derrota na ação que tenta aumentar o índice de participação do município no rateio do ICMS do RJ. Dessa vez, foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que analisando um recurso da Prefeitura, confirmou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que suspendeu a liminar que criou uma ficção tributária sobre a Declan da GE Celma. A decisão de Barroso, além de definir que Petrópolis volte ao IPM original de 1,119, determina que a redução seja de forma gradual, ou seja, o município sai dos atuais 3,907 e volta ao percentual real nos próximos meses até dezembro.
DELÍRIO COLETIVO - A percepção da gestão de Bomtempo sobre o caso chega ser um delírio. A decisão de Barroso mantendo a redução foi comemorada pelo Prefeito, aliados e pré-candidatos apoiados por ele. Mas de certa forma cumpre os objetivos de Bomtempo, aumentar a arrecadação somente enquanto está sentado na cadeira do Executivo. Na própria ação proposta pelo escritório Celso Gonçalves Sardinha, deixa claro que Bomtempo estava atrás da liminar para aumentar o IPM somente entre 2022 e 2024. O próximo prefeito que encare o montante de empréstimos feitos por sua gestão e, agora, o desconto gradual no repasse da arrecadação do ICMS.
RELATÓRIO GERAL - O Senac está lançando seu Relatório Geral 2023, com histórias de sucesso e grandes números, resultantes da sua atuação em todo o território nacional. Em 2023 foram mais de 2 milhões de atendimentos, com 1,4 milhão de matrículas distribuídas em 1.090 títulos de cursos. De forma gratuita, a instituição beneficiou mais de 1,2 milhão de pessoas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para mais informacões sobre o relatório, acesse: https://relatoriogeral2023.senac.br/.
HOMENAGEM ITALIANA - A Alerj aprovou, na semana passada, projeto do deputado estadual Tande Vieira, do PP, que concede a Medalha Tiradentes à Associação Vittorino Emanuelle II - Porto Real, uma tradicional colônia italiana que fica no interior do Estado do Rio. "A Associação tem o principal objetivo de preservar e divulgar a Cultura Italiana em Porto Real", disse Tande. A Associação tem 45 associados. Fundada em 1989, tornou-se ativa efetivamente a partir de 1998 com a posse da Diretoria e a realização da Primeira Festa da Cultura Italiana. Hoje, graças ao trabalho desta Associação, o nome de Porto Real está sendo levado para 22 países em 4 Continentes, através das 110 Associações de Emiliano-Romagnoli. Ainda não foi definida a data da entrega da medalha.
TRADIÇÃO MANTIDA - Em 1875, 50 famílias italianas chegaram no Estado do Rio de Janeiro e iriam para Santa Catarina, mas por conta de uma epidemia de febre amarela, essas famílias foram obrigadas a ficar de quarentena em Porto Real. Após esse período, foi pedido ao Governo a permanência dessas famílias na região, dando início a uma das primeiras colônias italianas do Brasil. Até hoje, foram 19 edições da tradicional Festa da Cultura Italiana de Porto Real, mantendo vivas as tradições, principalmente com a culinária. A associação já realizou cursos de idioma italiano, culinária italiana e dança típica.
SAÚDE PREMIADA NA FIOCRUZ - A Saúde pública de Volta Redonda ganhou destaque em uma série documental da Fiocruz, intitulada "Mas eu não consigo doutor: Grupos dialógicos para a Atenção Primária à Saúde, juntos nós podemos. Após ser apresentado em mostra estadual de prática de saúde, em maio, o trabalho foi escolhido como um dos temas da série "Vozes da Saúde, experiências da IdeiaSUS Fiocruz", que conta com relatos sobre lutas, desafios, criatividade e compromisso de trabalhadores do Sistema Único de Saúde em todo o país. De autoria das médicas Luísa de Carvalho Fiedler, Elisangela Lira Bonifácio e Sílvia Mello dos Santos, o projeto conta a história dos grupos de educação em saúde voltados para a estratégia cardiovascular que acontecem mensalmente, desde junho de 2022, na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Volta Grande, a maior de Volta Redonda.
MULHERES NA POLÍTICA - A disputa pela prefeitura de Nova Iguaçu, em outubro, já chama a atenção pelo anúncio das pré-candidaturas de mulheres nas chapas majoritárias. O pré-candidato Dudu Reina (PP), terá como sua candidata a vice-prefeita a médica Roberta Teixeira, irmã do deputado federal e presidente estadual do PP, Dr. Luizinho. Já o pré-candidato do PT, Tuninho da Padaria, terá como companheira de chapa a pastora Maritza Almada, do PMB, nome anunciado na última semana pelo petista. Clébio Jacaré (União) já anunciou a médica e ex-vereadora de Mesquita, Rosimere Guarnier, como sua pré-candidata a vice. A única mulher a encabeçar uma chapa, será Iza Dutra, do Partido NOVO, que poderá ter o empresário e advogado Sérgio Almeida como vice.