Por:

PINGA-FOGO

APOIO EM PETRÓPOLIS - O Partido Liberal (PL) oficializou seu apoio à pré-candidatura de Hingo Hammes do Partidos Progressistas (PP) à Prefeitura de Petrópolis. A aliança foi formalizada em uma reunião em Brasília, com a presença do senador Flávio Bolsonaro, do deputado federal e presidente do PL no Rio de Janeiro, Altineu Côrtes, do deputado federal e presidente do PP no Rio, Dr. Luizinho, e o presidente do PL em Petrópolis, vereador Octavio Sampaio. "Entendemos que o nome ideal para assumir Petrópolis é o do Hingo Hammes. Ele fez um ótimo trabalho na pandemia, e a cidade avançou em muitos aspectos com ele como prefeito interino", afirmou o deputado Altineu Côrtes.

RICUPERO DARÁ AULAS SOBRE DIPLOMACIA - Um dos pais do Plano Real, que completou 30 anos, o embaixador Rubens Ricupero dará um curso sobre a história da diplomacia brasileira. De responsabilidade do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o curso, que começa no dia 15 de julho, terá aulas transmitidas ao vivo, com o tema "História da Diplomacia Brasileira - passado, presente e futuro da política externa". Mas, para além do passado, o curso também abordará as oportunidades do país no atual contexto, a partir da presidência do G20, o peso da Cúpula do Brics ou os efeitos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém (PA), no ano que vem. Embora diplomata, Ricupero foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e participou da elaboração do Real.

PARABÓLICA - Na época, o papel de Ricupero acabou interrompido pelo chamado "escândalo da parabólica". Ele se preparava para dar uma entrevista ao vivo à TV Globo, e o sinal da parabólica entrou antes do momento previsto. E pegou o ministro dizendo a seguinte frase: "Eu não tenho escrúpulos. O que é bom, a gente fatura; o que é ruim a gente esconde". O mal-entendido fez com que o embaixador saísse do ministério. Foi substituído por Fernando Henrique Cardoso, que então ocupava o Ministério das Relações Exteriores. O resto é história.

DE VOLTA À ALERJ - Com sua base em Mangaratiba-RJ,  na Costa Verde, Luiz Cláudio Ribeiro (REP) assume novamente o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A publicação da convocação do suplente saiu no Diário Oficial de segunda-feira (01). Ele vai assumir a vaga deixada por Cláudio Caiado (PSD), que se licenciou para ser secretário municipal de Habitação do Rio. Luiz Cláudio atuou, sobretudo, em sua cidade natal. Entre 2018 e 2022, o parlamentar foi secretário municipal de Governo e de Finanças de Mangaratiba. Nas eleições de 2022, após conseguir mais de 32 mil votos, ficou como primeiro suplente do seu partido, na época, o PSD.

REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA - O deputado estadual Felipinho Ravis (Solidariedade), convocou membros da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) para uma reunião em que será discutida a segurança pública do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem como base as reclamações de moradores da cidade sobre a falta de segurança na região e os registros de assaltos frequentes. Estarão presentes na reunião o comandante geral da PMERJ, Cel. Menezes, o comandante do 3° CPA, Cel. Alexandre, o comandante do 20° BPM, Cel. Olavo, e o secretário municipal de Segurança Pública de Nova Iguaçu, Ten. Cel. Fernando Bastos. O encontro, que acontecerá nesta quarta-feira (3) na Praça do Jardim Tropical, em Nova Iguaçu, é aberto ao público e está previsto para começar às 19h.

CASA LOTADA - Com a larga experiência de seis mandatos na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, tendo exercido a presidência do poder Legislativo, o vereador Maurício Morais (PSD)  presenciou casa lotada durante o lançamento da sua pré-candidatura à reeleição, em outubro. O encontro, realizado na região central do município, contou com a presença do deputado federal Juninho do Pneu (UNIÃO), e do deputado estadual Carlinhos BNH (PP). Atualmente, Morais é líder de governo do prefeito Rogério Lisboa (PP), e caminhará com Dudu Reina, pré-candidato escolhido pelo alcaide para a sucessão municipal.