Por:

Marinha dá exemplo de responsabilidade social

Projeto social é destinado para crianças da Baixada Fluminense | Foto: Fotos Cláudio Magnavita

A deputada federal Daniela Carneiro, que marcou sua presença como ministra do Turismo, ganhando o respeito do setor, tem um jeito muito discreto de atuar. Uma emenda parlamentar de sua autoria turbinou um dos mais cativantes projetos sociais da Baixada e que funciona na Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti, da Marinha, em Duque de Caxias. As instalações abrigam o projeto socioeducativo, PROFESP - Programa Forças no Esporte, para 300 crianças carentes, recrutadas pela Pastoral da Criança nas comunidades da região e que praticam esportes nas instalações. São aulas de dança, futebol, natação e outras práticas esportivas. Há quatro anos não há verba complementar para manter o projeto e os gestores militares realizam um malabarismo com o próprio orçamento. São crianças que recebem café da manhã e almoço, para quem estuda à tarde e frequentam os Fuzileiros pela manhã; e para as que estudam no turno matutino, almoço e lanche à tarde.

Alimentadas e com o apoio de instrutores, acontecem verdadeiros milagres de mudança de comportamento e disciplina. Os pais amam a transformação dos filhos e muitos deles já seguiram a carreira militar, até passaram para treinamentos mais intensivos e estarão disputando as olimpíadas.

A deputada Daniela Carneiro fez uma Emenda Parlamentar de R$ 1 milhão para a reforma da piscina do complexo. É o melhor exemplo da utilização de uma verba destinada por um parlamentar. Uma placa de agradecimento está colocada na piscina. 

A coluna visitou as instalações em companhia do ex-secretário estadual de esportes do Rio, Marcos Paes; e do subsecretário da Casa Civil, Cassio Castro, um ex-fuzileiro naval que retornou às instalações da Marinha 10 anos depois da sua baixa e de ter servido em missão de paz no Haiti pela ONU. Ele reencontrou antigos colegas que estão em serviço e aplaudiu o projeto social que é desenvolvido no complexo. Eles foram recebidos pelo comandante Raphael Ganso que realizou a visita guiada e cumprimentaram o almirante Ramos.