Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Efeito colateral: operação da PF vitimiza Washington Reis junto a eleitores bolsonaristas

Dinheiro e celulares apreendidos na casa de Washington Reis | Foto: Reprodução/ Polícia Federal

TROCADO - Pelo volume de negócios da família que Washington Reis realiza, os R$ 200 mil encontrados em espécie pela Polícia Federal na residência do ex-prefeito é café pequeno. Como trabalha com reciclagem, o movimento em dinheiro vivo de algumas empresas do grupo é enorme.


MESA POSTA - A Polícia Federal encontrou uma mesa de café da manhã preparada para dezenas de pessoas. A primeira ideia era de que Washington Reis estaria esperando a visita da Federal e quis ser gentil. Não era vazamento de informação. A chegada dos PFs realmente foi uma surpresa. É hábito do ex-prefeito de Duque de Caxias começar o seu dia recebendo correligionários, parlamentares e políticos para o folclórico café da manhã.


SUPER QG -Como o foco do inquérito da Polícia Federal era os certificados falsos de vacina, alguns locais mais delicados não foram visitados, entre eles, uma super gráfica que pertence ao grupo empresarial da família Reis, com impressoras planas de oito unidades de última geração que chegam a custar R$ 10 milhões, coisa de primeiro mundo e que, na campanha passada,funcionaram a todo vapor. No local podia até imprimir cédulas, são as mesmas usadas na Casa da Moeda. Ela já fez material de campanha de muita gente graúda e que só funciona a pleno vapor nos períodos eleitorais, como o de agora em 2024, com papel já estocado e aguardando as convenções partidárias.


EFEITO COLATERAL - A campanha do Zito vibrou com a notícia da PF na casa de Washington Reis na manhã desta sexta. A foto dos pacotes de dinheiro apreendidos viralizou nos grupos de WhatsApp. Mas o tiro poderá sair pela culatra. A busca e apreensão no capo mor da família Reis ocorreu dias depois da divulgação da foto de Netinho Reis, o candidato da família, ao lado de Jair Bolsonaro e de seus filhos. Como a operação da Polícia Federal tem o foco nos certificados de vacinas entregues para uso da então família Bolsonaro, o efeito poderá ser diferente ao que os correligionários de Zito esperavam. Ao invés de naufragar, a campanha de Netinho pode turbinar junto aos eleitores da direita. A família Reis, vitimizada, vira Bolsonarista de raiz.


LINHA DIRETA - O que vai tirar o sono de muita gente na política fluminense são os 10 celulares apreendidos. Quais as conversas que estariam neles? São nos aparelhos que abre um flanco na atuação de Washington Reis como secretário de Estado dos Transportes? A investigação pode encontrar temas explosivos nas conversas de Mr. King com seu chefe de gabinete e pessoas chaves da pasta. Algumas conversas podem ser explosivas até na China. Lembrando que em Pequim corruptos e corruptores são executados com bala na nuca e a conta de reembolso do projétil é enviada para as famílias. Os japoneses da Supervia devem estar curiosos sobre os conteúdos destes celulares apreendidos.