Por:

PINGA-FOGO

APOIA A ALIADOS - A oposição não esperava que o governador Cláudio Castro entrasse de cabeça nas eleições municipais. Como ele já está no segundo mandato, apostavam que a sua atuação seria mais neutra. Depois da maratona no Noroeste Fluminense, Castro confirmou a ida nesta sexta, 12 de julho, ao lançamento da pré-candidatura de Hingo Hammes a prefeito de Petrópolis. Castro estará também nos lançamentos de Vinicius Farah, que disputará a prefeitura de Três Rios; e de Júlio Canelinha, em Paraíba do Sul.      

ALCKMIN E MINISTROS EM EVENTO NO SEBRAE - Um evento do Sebrae reúne desta terça-feira até quinta (11) mais de dois mil gestores públicos. O objetivo é capacitá-los para as suas tarefas nos municípios. O Transformar Juntos, nome do evento, contará com oficinas, palestras e compartilhamento de experiências. E a abertura, no Centro de Convenções do Brasil 21, contará com as presenças do presidente em exercício e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e dos ministros do Turismo e do Trabalho, Celso Sabino e Luiz Marinho.

TRANSFORMAÇÃO - "Os gestores públicos são atores indispensáveis na transformação que o país precisa", afirma o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. "Se a vida acontece nas cidades, é com quem está nessa ponta que precisamos contar para mudar a realidade".

CASTRO NA BAIXADA - A Baixada Fluminense ganhou mais um equipamento público do governo estadual. E ele foi entregue pessoalmente pelo governador Cláudio Castro, nesta segunda-feira (8). Trata-se da Sala de Acolhimento para mulheres vítimas de violência, no Hospital Estadual Heloneida Studart, em São João de Meriti. O espaço, denominado 'Sala Multivioleta', é o primeiro construído em uma unidade hospitalar, e a meta estabelecida é que possa chegar a 34 hospitais da rede estadual de saúde, em uma estrutura composta por psicólogos, assistentes sociais, ginecologistas e enfermeiros, priorizando o atendimento humanizado e multidisciplinar. Além de Castro e da primeira-dama, Analine, a inauguração contou com a presença da secretária de Estado de Saúde, Doutora Cláudia Mello; do deputado federal Dr. Luizinho; do prefeito de Meriti, Dr. João, entre outras autoridades.

REAÇÃO - No seu pronunciamento na inauguração da Sala de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, o deputado federal Dr. Luizinho anunciou que irá apresentar um projeto de lei para banir da política e da vida partidária detentores de mandato que estejam envolvidos em crimes contra a mulher, principalmente em tentativas de estupro. Foi aplaudido calorosamente. "É inconcebível que um homem que não respeita a mulher e cometa estupro possa concorrer a um mandato legislativo", afirmou Dr. Luizinho, hoje líder da bancada do Progressitas na Câmara Federal.

DISTRITO INDUSTRIAL DE AREAL - O município de Areal vai receber em seu Distrito Industrial uma unidade da mineira Mercado de Origem. O prefeito de Areal Gutinho Bernardes anunciou a novidade ao lado Elias Tangilene, presidente da Fundação Doimo, e o proprietário da Fazenda Bemposta, Marquinhos. A instalação do empreendimento na cidade vai apoiar todo o setor da agricultura familiar da região. Incluindo a vizinha, região da Posse, distrito de Petrópolis, que é um dos pólos principais na produção de orgânicos no Estado.

'DIÁLOGO COM PRÉ-CANDIDATO' - O pré-candidato a prefeito de Barra Mansa, Thiago Valério, do PDT, pretende percorrer o maior número de bairros do município em julho. Ele lançou o projeto "Com Thiago tem diálogo"  e está ouvindo moradores.  De maneira descontraída, com duas cadeiras, o pré-candidato convida as pessoas que passam pelo local para se sentarem e falarem sobre Barra Mansa. A Rua do Lazer,, no Centro, foi um dos locais escolhidos por Thiago Valério.

CASOS DE FAMÍLIA - Imagine que sua filha está noiva e, para ajudá-la, investe R$ 230 mil na reforma da casa que ela moraria com o esposo. Mas o casamento acaba antes mesmo de começar. O noivo fica com a residência e você com os empréstimos para pagar. Foi o que aconteceu com o consultor Paulo Werneck. Em 2014 ele realizou diversos empréstimos na intenção de ajudar a filha a reformar e mobiliar uma casa pertencente à família do ex-futuro genro, um engenheiro, em Santa Teresa. No entanto, logo após as obras serem concluídas, o noivado foi desfeito. A mulher foi embora e impedida de recuperar os bens que levou, enquanto o pai continuou pagando os três empréstimos que fez para custear a reforma. O ex-futuro genro se defendeu, alegando que foi a ex-noiva quem negociou com o pai e que administrou mal o dinheiro. Mas a 4ª Câmara de Direito Público do TJRJ rejeitou seu recurso e determinou que o ex-noivo devolvesse os R$ 230 mil a pai e filha.

ABUSO - A Controladoria-Geral do Estado do Rio quer colocar a lupa no abuso da utilização de verbas de gabinete por alguns secretários de Estado do Rio. Valor sacado como adiantamento e que não necessita de prestação de contas apuradas. Está pior que o cartão corporativo da tapioca em Brasília...