O governador Cláudio Castro recebeu, na manhã desta terça-feira (16), no Palácio Guanabara, Ryan Rowlands, o novo cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, e Sofia Khili, cônsul chefe do setor político e econômico. Na reunião, o governador fez uma breve apresentação sobre o Rio de Janeiro, destacando, além das suas belezas naturais, o índice de desenvolvimento do estado.
"O Rio não é só muito bonito, mas ele tem um papel muito relevante no crescimento do setor industrial. Temos hoje 85% da produção de petróleo do país, além de 78% da de gás natural. Isso sem falar no desenvolvimento tecnológico do estado e em avanços históricos na área de segurança pública, que recebeu mais de R$ 4 bilhões em investimentos nos últimos três anos", frisou Cláudio Castro
Na oportunidade, Ryan Rowlands salientou que o estado atrai muito interesse para investimentos por parte de empresários americanos que procuram por novos negócios.
Relação bilateral
O Estado e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro estão ajustando um Memorando de Entendimento voltado para cooperação nas áreas de educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, empoderamento econômico das mulheres, combate à desigualdade e à discriminação, inovação tecnológica e intercâmbio cultural.
Além disso, o consulado dos Estados Unidos é um dos parceiros do Projeto de Escolas Interculturais da Secretaria Estadual de Educação, apoiando o CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil-Estados Unidos, localizado em Nova Iguaçu. A escola tem foco no ensino de Matemática e Geografia, além da Língua Inglesa.