SUSTO - A exoneração de Bernardo Rossi da Secretaria Estadual de Meio Ambiente causou furor na política petropolitana. Esqueceram de avisar que o ato era só burocrático, por causa das danças de cadeiras na Alerj. Faltou um aviso de alerta. O mesmo ocorreu há algumas semanas, quando Gustavo Tutuca deixou a pasta do Turismo por alguns dias. Qualquer saída temporária do primeiro escalão causa furor, assustando os amigos e animando os inimigos.
SOLITÁRIO - Sabem o movimento fora Biden? Está ocorrendo algo parecido na direita fluminense. Um quase "fora Ramagem". Não só pelas trapalhadas, mas pelo desânimo do candidato. Ele tem sido visto sempre sozinho nos restaurantes da cidade, só na companhia da esposa. Entra sem ser cumprimentado e quando algum conhecido resolve ir até sua mesa, ele cumprimenta sem se levantar. O marqueteiro Paulo Vasconcelos terá de ser milagroso para fazer o delegado Araponga crescer no quesito simpatia.
BUONA GENTE - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, em visita ao Rio, recebe um pequeno grupo de expoentes da comunidade italiana na cidade, para um coquetel no Hotel Fairmont, na próxima quinta, 18.
TROCA TROCA - Zum zum zum bem forte sobre a possibilidade de troca da cabeça de chapa em Duque de Caxias. O deputado Áureo Ribeiro, que indicou a vice, anda transpirando com os números das pesquisas e desempenho do bom rapaz. Todos concordam que Netinho nasceu para o mundo dos negócios e a sua incursão na política está trazendo estragos.
DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO INTERIOR - A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin) está promovendo uma ação itinerante no interior fluminense. A partir desta semana, a instituição participa de eventos em três regiões do estado. O presidente da Companhia, Fábio Picanço, será um dos palestrantes na entrega do Troféu Rio de Aço, da Aproaço, em Pinheiral, no Médio Paraíba. Subindo a Região Serrana, a Codin terá, pela primeira vez, um estande no ContinRio de Teresópolis, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade. A jornada continua até o Noroeste Fluminense, onde, no dia 25, será realizada a terceira edição do projeto Codin Incentiva, em Itaperuna.
EXPO CORDEIRO - Pela primeira vez em suas edições, a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cordeiro não tem o tradicional parque de diversões. Na véspera da abertura da festa, a Justiça determinou a retirada de toda a estrutura do parque já montada, alegando ilegalidade na contratação da empresa responsável. Neste ano, por pouco a festa não foi barrada, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) havia conseguido na Justiça a suspensão do evento por irregularidades e falta de licenças. O prefeito Leonan Melhorance tranquilizou a população e correu atrás das licenças para que fosse realizada.
EX-SECRETÁRIA NA DISPUTA EM PARATY - A pré-candidatura da ex-secretária municipal de Saúde, Carla Lacerda, à prefeitura de Paraty, foi lançada com apoio do prefeito Luciano Vidal e tem uma frente de cinco partidos: MDB, PMD, PP, PRTB e Solidariedade. "Temos o orgulho de lançar a primeira mulher que realmente tem experiência e condições de administrar nossa cidade", disse Vidal, durante o evento, realizado na noite de segunda-feira, dia 15, no Secret Club. "Este é o início de um novo momento para Paraty, onde a união e a determinação são os pilares para o sucesso", disse Carla.
'ENCONTRO DE PATRIOTAS' EM VR - Hermiton Moura, um dos fundadores do grupo "Vem Pra Direita", está organizando o "Encontro dos Patriotas", ao lado da Praça da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), no bairro Sessenta, em Volta Redonda, nesta quarta-feira, dia 17, dia do aniversário de Volta Redonda. Ele promete lotar o evento e atrair lideranças de toda a região Sul Fluminense.
SURPRESINHA DESAGRADÁVEL - Uma consumidora está pedindo uma indenização de cerca de R$ 55 mil por danos morais do Outback. No dia 16 de maio, a advogada Poliana Mendonça pediu, pelo aplicativo ifood, duas saladas ceasar do estabelecimento, uma para ela e outra para a filha de quinze anos, que a consumiu primeiro. Ao comer seu jantar, Poliana encontrou, em meio às folhas, nada menos do que um verme - identificado pelo seu formato, cabeça e corpo. O caso será julgado pelo 3º Juizado Especial de Niterói. A audiência de conciliação está marcada para o dia 12 de agosto.