BOMBA RELÓGIO - Depois de participar de programa na GloboNews, a advogada Juliana Bierrenbach é considerada a bomba relógio do episódio da gravação não autorizada feito pelo delegado araponga Alexandre Ramagem. Advogada criminalista conceituada e respeitada pelo seu saber jurídico, ela pertence à família de grandes juristas ligados à STM, entre eles, o seu tio: o ex-ministro Flávio Bierrenbach.
Juliana coleciona alguns embates doloridos, como a briga com a sua ex-sócia Luciana Pires e uma acusação contra o seu ex-marido, também um renomado advogado, a quem acusa de relações sexuais não consentidas em uma viagem a Portugal, onde dividiram um apartamento em um hotel.
No caso da gravação realizada por Ramagem sem conhecimento das advogadas e de ter sido arquivado o áudio, a reação de Juliana Bierrenbach foi até comedida.
Poucas pessoas sabem que ela tem um irmão muito querido na política. É o primeiro suplente do senador Romário, o estimado Bruno Bierrenbach Bonetti, que, aliás, é peça chave no PL fluminense como fiel escudeiro do deputado Altineu Côrtes.
SEM NOÇÃO - Petrópolis está abrindo mão de um dos ícones do turismo regional, o motociclismo. A direção do Parque de Exposições de Itaipava proibiu a entrada de motocicletas e o camping nas suas dependências no encontro de motociclistas da cidade, que acontece no próximo fim de semana. Até 2022, o 'Imperial Moto Fest' levava cerca de 20 mil pessoas para Petrópolis em dois dias. Contrariados, os motociclistas que viajam praticamente todos os fins de semana vão para outros cantos porque gostam de ficar perto das suas motocicletas e não podem pagar hotéis e pousadas de sete em sete dias. Aqueles que podem, não vão em solidariedade. Os hotéis de Itaipava estão correndo atrás deles, mas agora é tarde.
MOTOCIATA EM ANGRA - O ex-presidente Jair Bolsonaro inicia sua maratona pela Costa Verde nesta sexta (19), por Itaguaí, onde visitará a sede do PL, e se encontrará com Alexandre Valle, pré-candidato a prefeito do município. Ele vai oficializar o seu apoio ao ex-deputado federal na corrida à prefeitura. O diretório do PL pediu, inclusive, esquema especial de trânsito. Em seguida, Bolsonaro partirá para a Marina Verolme, em Angra, para se unir a um grupo de motociclistas. O ex-presidente promoverá uma "motociata" até o Cais de Santa Luzia, no Centro. A visita de Bolsonaro tem como foco o apoio oficial ao pré-candidato à prefeitura, o empresário Renato Araújo, pelo PL, e os pré-candidatos a uma vaga na Câmara Municipal pelo Partido Liberal e outras legendas que fazem parte da base aliada. A expectativa é de que o ex-presidente arraste uma legião de simpatizantes, assim como ocorre sempre que ele está na Costa Verde.
BOLSONARO EM CAXIAS - Antes disso, Bolsonaro estará em Duque de Caxias, na quinta. Na tentativa de ganhar fôlego e musculatura na briga pela prefeitura, o empresário Netinho Reis, pré-candidato a prefeito pelo MDB, receberá o ex-presidente, que participa de uma caminhada na região central da cidade. Junto à família Reis, Bolsonaro dará o tom da disputa eleitoral, que promete ser acirrada por lá. Afinal, o ex-prefeito da cidade, José Camilo Zito, líder nas pesquisas, é o pré-candidato da Federação PT-PV-PCdoB, contando com apoio do presidente Lula e de várias lideranças da esquerda. A tentativa dos Kings é nacionalizar a disputa municipal, e a presença de Bolsonaro é uma sinalização muito clara, considerando a votação expressiva do ex-presidente e a vantagem sobre Lula no município da Baixada.
APOIO NO INTERIOR - O pré-candidato à prefeitura de Paraíba do Sul (RJ), Júlio Canelinha (União Brasil), abriu as portas da sua casa na última semana para um almoço com o governador Cláudio Castro; o presidente da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar; o deputado estadual Jorge Felippe Neto; além de autoridades e lideranças da região. Canelinha foi elogiado pelo diálogo que mantém com o governo do Estado enquanto vereador, e o governador reafirmou apoio a sua pré-candidatura.
O VICE DE ABRAÃOZINHO - A escolha do nome para vice do atual prefeito de Nilópolis, Abraãozinho David (PL), pré-candidato à reeleição, não foi muito difícil. A definição veio de casa, no solo sagrado da Beija-Flor. Será o vereador Álvaro Cunha Ramos, o popular Alvinho, conselheiro da agremiação nilopolitana e presidente do diretório municipal do Progressistas. Apesar de estreante no Legislativo, Alvinho milita na política municipal há mais de 26 anos. Além do PL e PP, a sua pré-candidatura conta com os partidos Republicanos, União Brasil e Avante.
LEI DAS MÃES CIENTISTAS - A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) comemorou a sanção pelo presidente Lula da Lei das Mães Cientistas. De autoria de Talíria, a proposta concede um prazo maior, de pelo menos 180 dias, para que mulheres que tiveram filhos ou adotaram bebês concluam seus cursos de graduação, pós-graduação ou programas de pesquisas. Se porventura a criança tiver algum tipo de deficiência o prazo se amplia para 360 dias. "O Brasil precisa de cada vez mais mulheres nas ciências", defende a deputada.