Por:

Tributo a João Donato

No dia 17 de julho completou um ano que João Donato deixou a cena musical. Mas o desejo da banda Urca Bossa Jazz de que ele nunca tivesse parado ganhou letra e música composta pelo trio Roberto Menescal, Matheus Von Kruger e Wagner Cinelli.

Vizinho de bairro, Wagner encontrava com Donato em suas caminhadas e na pandemia formalizou o convite para que ele cantasse a música Sambou, Sambou. "Mesmo não podendo nos reunir, ele gravou a música de casa, nos enviou e teve sua participação registrada no CD Rio Doce, lançado em 2020", conta Cinelli.

Um mês depois da morte de João Donato, Wagner Cinelli e Roberto Menescal estavam no estúdio gravando o álbum Plural Singular quando Wagner comentou: "Temos que gravar uma música em homenagem a ele e o título poderia ser "Para Donato", ao que Menescal imediatamente disse: "Não é Para Donato. É Não Para, Donato."

Foi assim que nasceu o tributo a João Donato, vizinho de Wagner, parceiro de Menescal e, como diz Matheus, "um dos últimos grandes nomes de uma geração de ouro da música, cujas canções agradam a todos."

Sobre o mestre, Menescal registra: "Fazer uma música para Donato é necessidade, porque ele foi da maior importância para a música brasileira e é um cara que faz a música brasileira com um gosto mundial, internacional. As canções do Donato sempre foram as coisas mais simples do mundo, mas as mais bonitas também. Porque, fazer uma coisa simples e bonita, é difícil".

Composta por Menescal, Wagner e Matheus, a música ganhou um videoclipe, que ficou a cargo de Mihay, que também é músico e conviveu de perto com o homenageado. As belas imagens de Donato que aparecem no final do vídeo, com seu sorriso largo e feliz, foram cedidas pela família, com apoio do Instituto João Donato.

O álbum está disponível nas principais plataformas digitais de áudio e o clipe pode ser assistido no YouTube.