Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Secretário de Saúde de Três Rios investigado

O secretário de Saúde de Três Rios, Felipe Guido (d), ao lado do prefeito da cidade, Joa | Foto: Reprodução/Facebook

O Ministério Público abriu investigação sobre denúncia de que o secretário de Saúde do município de Três Rios, Felipe Guido, está usando um Toyota Corolla alugado pela pasta para lazer à noite e nos fins de semana.

À denúncia, foi anexado um vídeo que mostra o secretário saindo de um bar, na esquina das ruas Sete de Setembro e 14 de dezembro, no centro de Três Rios, num sábado, acompanhado da esposa. Segundo os documentos anexados,o veículo, dirigido por ele mesmo, embora haja funcionários habilitados para isso, costuma ficar à noite na garagem do prédio do secretário.

GASTOS EXCESSIVOS - A alocação de recursos para a locação do veículo de luxo foi questionada tanto pelo custo elevado - o valor total aplicado pela Secretaria de Saúde foi de R$ 124.457,28 - quanto pelo recursos federais destinados à atenção básica e à média e alta complexidade, além de recursos próprios do município. A acusação contra o secretário de Saúde, Felipe Guido, é de improbidade administrativa.

PRÁTICA RECENTE - A cidade de Três Rios nunca teve a prática de alugar carros destinados ao uso de determinados gestores. Os carros eram sempre de uso coletivo, conforme as necessidades de cada secretaria e conduzidos pelos motoristas no horário do expediente ou se fora com a devida justificativa.

A coisa mudou em 2023, quando a prefeitura de Três Rios realizou um pregão eletrônico para a locação de veículos executivos de luxo. O processo, vencido pela empresa Utilicar Rent a Car, resultou na locação de três veículos Volkswagen Jetta, cada um ao custo mensal de R$ 7.250,00. Posteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde, aderiu a essa ata, substituindo um dos veículos por um Toyota Corolla, utilizado, exclusivamente, por Guido.