Um auditório lotado prestigiou os desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho e Carlos Santos de Oliveira, homenageados nesta segunda-feira (29) pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) com a inauguração dos seus retratos na Galeria dos Conferencistas Eméritos. A cerimônia contou com as presenças do ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão; do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; do desembargador Luiz Zveiter, presidente do TJ no biênio 2009/2010, e da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Bitencourt Haddad.
Para o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, atual 3º vice-presidente do TJRJ e membro com assento efetivo na 3ª Câmara de Direito Privado, a homenagem é algo que simboliza muito. "Como disse o nosso ministro, meu coração está em festa. Obrigada por essa honraria que hoje me concedem. Um muito obrigado a todos vocês que deixaram seus afazeres e vieram hoje nos reverenciar", agradeceu o desembargador.
O outro homenageado, desembargador Carlos Santos de Oliveira, membro da 2ª Câmara de Direito Privado do TJ do Rio, também agradeceu a condecoração. "O significado desta homenagem passa pela recordação e reconhecimento. A palavra que fica é gratidão. Costumo dizer que o muito obrigado é uma expressão que passa, mas a gratidão é perene. Muito grato pela homenagem".
O ministro do STJ Luis Felipe Salomão falou da satisfação de participar do evento de inauguração dos retratos dos desembargadores. "Reparem em quanto é significativo e importante essa singela e simbólica cerimônia de hoje. Carlos e Maldonado, seus retratos na Galeria dos Conferencistas Eméritos representam o reconhecimento e a dedicação de ambos. São incansáveis magistrados, ambos com currículo exemplar e com notória participação no Poder Judiciário e na vida acadêmica", destacou.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, também parabenizou os homenageados.
"Recebam o meu carinho, meu afeto e meus parabéns pela homenagem. O reconhecimento de tanta bagagem está aí, com esse auditório lotado de pessoas prestigiando Vossas Excelências", disse.