PINGA-FOGO

Por

VALORES SIMBÓLICOS - Repercutindo a série de reportagens do jornalista William França, publicada na coluna Brasilianas da edição do Correio da Manhã do Distrito Federal, sobre a infestação de totens luminosos nas ruas de Brasília. A empresa Metrópoles Digital e Mídia, que possui 159 displays, paga ao Departamento de Estrada e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) a bagatela anual de R$ 1.325,79 por cada um. Este valor dividido por 12 meses resulta na irrisória quantia de R$ 110,48. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios quer descobrir a benevolência do órgão com este operador. Estes totens são verdadeiras minas de ouro e poluem a capital federal deixando a cidade bem longe do projeto de Oscar Niemeyer.

O IA DO VETERANO - Em uma rodinha na Alerj, um parlamentar antenado discutia o uso da Inteligência Artificial, que, pela intimidade, chamava de "IA"… discorria sobre as maravilhas da ferramenta e dos textos elaborados que ela produz. No grupo, um deles resolveu lembrar que a genialidade de um colega de plenário funciona como uma verdadeira " IA"… todos ficaram sem entender até que ele arrematou sobre o prolixo colega: "O IA  dele é o Induzido pelo Álcool… ele vira um gênio depois da terceira dose de uisque". Todos riram.

JÁ NA DUTRA - A chegada do PCC no ramo de combustíveis no Rio tem acendido um alerta e os tentáculos chegam bem próximos do Judiciário. Uma empresa que teve o seu registro de distribuidor negado pelas autoridades estaduais conseguiu forçar o registro com uma liminar emitida em Volta Redonda. O assunto vai ser desdobrado em reportagem no Correio Sul Fluminense.

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA - A compra de postos de combustíveis no Rio por empresa de São Paulo tem chamado a atenção do MPRJ e agitado o mercado local. Este universo explosivo tem raízes fortes na política fluminense e há muito tempo faz a fortuna familiar de alguns personagens que estão a um passo do ápice do poder. Este é um tema delicado, uma verdadeira caixa de Pandora.

NOVA FRENTE PARLAMENTAR - O incentivo para as relações internacionais entre os países da América Latina, Caribe e África é o objetivo de nova frente parlamentar lançada na terça-feira (2) na Câmara dos Deputados. A nova frente visa promover laços de cooperação em diversas áreas, do comércio à cultura, entre os países das três regiões. O presidente da nova frente é o deputado Washington Quaquá (PT-RJ). Segundo ele, o principal objetivo estratégico é a aproximação com o continente africano. "O bloco sul-americano precisa ampliar seus horizontes e não temos tempo para perder. A África, por exemplo, está entre os maiores parceiros potenciais. O Brasil e os países sócios do Mercosul devem se aproximar. Todos só têm a ganhar", afirmou no lançamento da frente.

MINISTRO PRESTIGIOU - Embaixadores dos países envolvidos compareceram ao lançamento, como Vusi Mavimbela (África do Sul), Guillermo Rivera (Colômbia) e Adolfo Curbelo Castellanos (Cuba). O ministro do Turismo, Celso Sabino, também prestigiou a cerimônia.

HOMENAGEM - O presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Picanço, será homenageado com a Medalha do Mérito Tecnológico, concedida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ). A entrega será na próxima sexta-feira 5), no Palácio Guanabara. A medalha é concedida às pessoas que se destacaram ao prestar serviços relevantes em prol do avanço da tecnologia da informação e comunicação no estado.

MARATONA CARIOCA - O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, fez uma verdadeira maratona na capital carioca nesta quarta-feira, dia 03, mas voltou para a Costa Verde com boas notícias para a população. Uma delas é a liberação de recursos para a Estação de Tratamento de Esgoto e o envio de mais maquinários para ampliar o programa "Limpa Rio". Tudo isso foi acertado em uma reunião com o Secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi. E mais: em breve eles vão discutir projetos do Rio Rural, com a finalidade de levar saneamento básico para as comunidades de São Roque, Ilha do Araújo, Prainha, Patrimônio, Quilombo do Campinho e Ponta Grossa. "Discutimos também a continuação do curso Ambiente Jovem, que visa capacitar nossos jovens na área de preservação e monitoramento ambiental nas comunidades locais de difícil acesso, para mitigar os impactos ambientais", disse Luciano Vidal.

MELHORIAS NO AERÓDROMO MUNICIPAL - À tarde, o prefeito de Paraty seguiu para o gabinete do vice-governador do Estado do Rio, Thiago Pampolha. Foi  agradecer pelas parcerias firmadas com o município quando ele estava à frente da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade. Logo após, Vidal esteve com o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, e pediu melhorias para o Aeródromo Municipal e pavimentação asfáltica em algumas ruas do município. O prefeito estava acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Fabrício Soares e pelo diretor municipal de Saneamento Básico, Luis Paulo, o Paulinho.

RECORDE DE EMPRESAS - O Estado do Rio de Janeiro novamente bateu recorde na abertura de empresas, com mais de 36 mil estabelecimentos abertos no primeiro semestre do ano, de acordo com a Junta Comercial do Estado (JUCERJA). Inseridos neste contexto exitoso, os municípios  de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, aparecem na 3ª e 5ª colocação,  respectivamente, no ranking das cidades que ampliaram o ambiente de negócios no Estado.  Duque de Caxias teve a abertura de 1.373 empresas. Nova Iguaçu registrou cerca de 1.039. Saldo positivo para a região.

NOVAS VIATURAS - O Ministério da Justiça vai entregar duas novas viaturas para a Guarda Municipal de Nova Iguaçu, atendendo a um pedido do senador Carlos Portinho (PL). O anúncio foi feito ao lado de Igor Porto, que já exerceu o cargo de secretário de Segurança Pública do município no governo do prefeito Rogério Lisboa. Segundo Porto, a iniciativa visa estruturar a corporação com os recursos necessários para atuar nas ruas.