PINGA-FOGO
OCTAVIO RAJA GABAGLIA QUER SER PREFEITO DE BÚZIOS - Arquiteto e urbanista dos mais conceituados do país, e criador do chamado "Estilo Búzios" - que se caracteriza por imóveis de apenas dois andares, com telhados em níveis e pilares de madeira aparentes -, o carioca Octavio Raja Gabaglia tem manifestado o desejo de ser indicado pelo partido Democracia Cristã (DC) como pré-candidato a prefeito de Búzios.
Ilustre morador do belo balneário na Região dos Lagos, Otavinho tem forte ligação com a cidade: foi ele que projetou a famosa Rua das Pedras e, quando vereador - de 1983 a 1988 - propôs a lei que vigora até hoje mantendo as construções na cidade a dois andares, assegurando a identidade arquitetônica do local.
Apelidado carinhosamente de "Xerife" em Búzios, Raja Gabaglia quer exercer o direito de concorrer ao cargo de líder do Executivo da cidade que escolheu para morar. De acordo com o TSE, os partidos políticos têm até a próxima segunda-feira para realizar as convenções que vão definir a formação de coligações e escolhas de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
BASTIDORES EM MESQUITA - No município de Mesquita, as convenções partidárias já oficializaram os nomes de Alex Marotto (PL), Gelsinho Guerreiro (Republicanos ) e Dr. Luiz Cláudio (Federação PT, PV e PCdoB) para a disputa pela prefeitura. No entanto, ainda falta mais uma. A de Roberto Emídio, vereador e pré-candidato a prefeito do MDB, marcada para o sábado (03). Mas um fato chama a atenção dos mais atentos. A irmã de Roberto, Sueli Emídio, já teve o nome chancelado como candidata a vereadora pela Federação PT, PV e PCdoB, durante convenção no último sábado (27). E o nome escolhido para prefeito foi o do advogado Luiz Cláudio. Com a irmã integrando a federação, se comenta nos bastidores a possibilidade de uma composição entre Roberto Emídio e Dr. Luiz Cláudio. Quem será o cabeça de chapa? O que melhor pontuar na próxima pesquisa de intenção de voto, que poderá ser divulgada nesta semana. Tem aliança à vista por lá.
PESQUISA SUSPENSA - O juiz eleitoral Leandro Loyola de Abreu, da 201ª Zona Eleitoral do município de Nilópolis, determinou a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº 03507/2024, realizada durante o mês de julho. Indícios de irregularidades foram apresentados pelos advogados do partido União Brasil, entre eles um suposto empate técnico entre Abraãozinho David, atual prefeito e pré-candidato do PL, e o empresário Rogério Ribeiro, nome escolhido pelo MDB. O magistrado considerou que o resultado do levantamento teria indícios de manipulação, pois a pesquisa apresenta inúmeras irregularidades, incluindo a de que o seu estatístico, profissional que assinou a pesquisa eleitoral, não possui registro no Conselho Regional de Estatística (Core). Loyola de Abreu também esclarece na decisão, apresentada no dia 24 de julho, que a divulgação do resultado foi feita de maneira ilegal.
PDT EM PORTO REAL - O PDT e a coligação "Por Amor a Porto Real", formada pelo Podemos, Mobiliza, Republicanos e PSB, realizarão sua convenção partidária no próximo sábado, 03, na Avenida Dom Pedro II, no Centro de Porto Real. O evento tem como objetivo oficializar a candidatura de Ailton Marques a prefeito, de seu vice, além de confirmar os nomes dos candidatos a vereador que disputarão as eleições de 2024. A convenção começará às 14h com a assinatura dos documentos dos pré-candidatos e seguirá com um evento aberto ao público das 18h às 19h. Entre os convidados estarão lideranças locais e apoiadores.