NOVO CONSELHO - Com o objetivo de fornecer orientação à reitoria em temas estratégicos, a PUC-Rio está reformulando seu Conselho de Desenvolvimento com 17 novos nomes, entre eles alguns ex-alunos, como o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, o ex-presidente do IBGE, Sérgio Besserman Vianna e a vice-presidente global de tecnologia da Coca-Cola, Simone Grossmann. O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan está deixando o Conselho para atuar na Associação de Antigos Alunos, com foco na construção de um fundo patrimonial para a ampliação de bolsas de estudo e garantir a sustentabilidade e modernização da universidade.
ÓRGÃO MAIS ATIVO - O reitor da PUC-Rio, professor e padre Anderson Pedroso, está aprimorando os órgãos de compliance e transparência financeira da instituição, que possui caráter comunitário, e quer transformar o Conselho em um órgão mais ativo, com grupos de trabalho e trocas mais frequentes. Hoje o Conselho se reúne duas vezes por ano apenas, mas a ideia é haver mais integração e encontros e que ele sirva não só como uma entidade consultora, mas que seja ativo e traga projetos reais. O reitor também está buscando maior aproximação com ex-alunos e o setor privado, em prol do fomento de uma cultura de comprometimento e aumento de investimentos em bolsas de estudo.
REAPRESENTAÇÃO DA LDO - A Câmara Municipal de Petrópolis votou, na noite desta quarta-feira (31), a favor da reapresentação do texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. 14 vereadores votaram a favor da reapresentação, somente o vereador Marcelo Lessa votou contra. Agora serão seguidos todos os trâmites mais uma vez até a votação em 2ª discussão. Pela primeira vez na história da cidade, o documento havia sido rejeitado pelo Legislativo devido à inconsistências nos valores apresentados pela Prefeitura.
PRAZO FINAL PARA VOTAÇÃO - O dia 17 de julho era o prazo final para a votação em 2ª discussão. Após três reuniões com os secretários do Governo Municipal, dez vereadores votaram contra o texto da LDO 2025, quatro a favor e uma abstenção. Na documentação, que estava incorreta, constava um aumento de cerca de R$ 236,7 milhões na dívida do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (Inpas), entre 2021 e 2023. Também foi apresentado um número de receita bruta menor do que a receita líquida do município. Agora resta saber se os números estarão corretos e qual a dívida real que a gestão de Rubens Bomtempo deixará para a próxima gestão.
CONVENÇÃO DO PP EM NOVA IGUAÇU - O Progressistas de Nova Iguaçu oficializou nesta quarta-feira (31), o nome do presidente da Câmara Municipal, Dudu Reina, como candidato a prefeito da cidade. A companheira de chapa de Reina será a advogada e acadêmica de medicina Drª Roberta Teixeira (PL), irmã do deputado federal Dr. Luizinho, que esteve presente na convenção, ao lado do atual prefeito Rogério Lisboa (PP). Também marcaram presença, os deputados estaduais Carlinhos BNH (PP) e Anderson Moraes (PL), atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. A convenção formalizou os nomes de 24 candidatos a vereadores do PP, sendo oito mulheres e 16 homens. A coligação em torno de Dudu Reina é composta por 11 partidos políticos, e foi batizada de "Fé, Trabalho e Humildade".
BABTON NA REELEIÇÃO EM RIO CLARO -A convenção do PP, nesta quarta-feira, dia 31, em Rio Claro-RJ, formalizou o prefeito Babton Biondi como candidato à reeleição, ao lado de Guta Monteiro como vice-prefeita. O deputado estadual Gustavo Tutuca participou da convenção e disse ter certeza que "o município avançará muito com a dupla. A população só tem a ganhar. Contem comigo para o que precisar", disse Tutuca. Babton assumiu a prefeitura em dezembro do ano passado, após a trágica morte do prefeito José Osmar de Almeida, de 65 anos, que sofreu um infarto.