Por:

PINGA-FOGO

NOVA CAMPANHA - A Comissão da Criança do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro-RJ) e a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) lançam, nesta quarta-feira (14), às 11 horas, a campanha educativa "Não finja que não me viu! Ceda o lugar". O lançamento será realizado no Plenário da Alerj. Estarão presentes, entre outros, o secretário estadual de Transportes, Washington Reis; o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias; e o deputado Rosenverg Reis (MDB).

ASSENTOS PREFERENCIAIS - O objetivo é conscientizar os passageiros sobre a Lei 8.415/18, que garante que todos os assentos dos transportes estaduais são preferenciais para pessoas idosas, gestantes, com deficiência ou limitação de locomoção temporária, pessoas obesas e aquelas com crianças de colo. A campanha prevê ações educativas, como palestras em escolas, capacitação continuada de motoristas e funcionários e distribuição de panfletos dentro de ônibus, vans intermunicipais e terminais rodoviários.

RETIRADA DE CANDIDATURA - A Frente Popular de Esquerda divulgou uma nota nesta terça-feira (13) comunicando a retirada da candidatura de Maria Amélia e Roberto Braga, à Prefeitura de Nova Friburgo. A decisão da direção estadual do PSOL, segundo a Frente, inviabilizou as condições mínimas para a continuidade da candidatura. Nas redes sociais, o deputado federal Glauber Braga, que é filho de Roberto Braga, e que vinha dando total apoio à chapa friburguense, compartilhou a nota. "A inviabilização da nossa candidatura a prefeita se deu efetivamente por perseguição diante da diferença política dos que optaram por defender o perfil político e programático que fundaram o PSOL, mantendo as bandeiras e as lutas que orientam a ação socialista erguidas", diz um trecho do comunicado. A candidatura da chapa havia sido confirmada durante a convenção do partido no último dia 26 de julho.

ELEIÇÃO EM ANGRA TEM REVÉS - O pedido de impugnação do registro da candidatura de Jorge Mascote, a vice-prefeito, pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e ajuizado pela 147ª Zona Eleitoral da Comarca de Angra dos Reis, na chapa de Cláudio Ferreti, caiu como uma bomba no colo do prefeito Fernando Jordão, que aposta todas as suas fichas na dupla. A defesa já anunciou que vai recorrer. E mais: logo após a divulgação da decisão judicial, o vereador correu para as redes sociais, gravou um vídeo, e disse que "isso é desespero da oposição". Falou ainda que sua candidatura está mantida e que ele acredita na Justiça. Além de Mascote, ex-presidente da Câmara, José Antônio Azevedo Gomes, pré-candidato a vereador pelo PRD, também teve o registro negado pela Justiça.