Por:

PINGA-FOGO

RESULTADOS MAQUIADOS? - A Alerj quer colocar a lupa nos resultados do Ideb carioca. O município do Rio de Janeiro não atingiu a meta estabelecida para as capitais pelo MEC já que no Ensino Fundamental para os anos iniciais a meta era 6,4  e a do Rio foi 5,9. Já no Ensino Fundamental nos anos finais, a meta era 5,7  e o Rio atingiu 4,9 (RJ). A análise dos indicadores revela aprovação automática velada (conforme análise dos indicadores educacionais INEP - Taxa de rendimento), já que teve 98% de aprovados no 4º e 5º ano, ou seja, eliminaram apenas os infrequentes. Também foi de 98% de aprovados no 8º e 9º ano, ou seja, eliminaram apenas os infrequentes. Para analistas, a aprovação automática pode auxiliar o fluxo se no momento da avaliação retirarem os alunos de baixo rendimento.

O que ocorreu na cidade do Rio foi que retiraram os alunos com baixo desempenho e os alocaram em turmas de reforço escolar. Essas turmas não são avaliadas pelo Saeb pois são turmas de projeto.

O que assustou foi a Taxa Reflexo da Alfabetização: 48% dos alunos da rede municipal de ensino não estão alfabetizados no final do 2°ano do Ensino Fundamental como Prova do Compromisso Nacional de Alfabetização 2023. Isso significa que a rede não está equilibrada para o conhecimento no 4° ano de escolaridade com vistas a prova do 5° ano, mas um fator que corrobora com a possibilidade de dados "maquiados" para o Ideb 2023. A Alerj que se debruçar sobre estes números e chamar a turma da prefeitura para explicações .

CONFLITO - Curiosa a política do Rio. O prefeito Eduardo Paes gosta de bater, mas ainda não desenvolveu o custo para receber o troco. Tem batido no governador Cláudio Castro, além da segurança e até na questão do Ideb 2023.

Paes agora usa a rede social para reclamar que Castro, exige fidelidade para aqueles partidos que estão com secretarias no estado.

FIDELIDADE - O governador está empenhado na eleição de Alexandre Ramagem, candidato do seu partido e não vai concordar que partidos fiquem no seu governo e apoie outro nome na capital.

Foi só cobrar a fidelidade do deputado Áureo Ribeiro, do Solidariedade, para surgir vários candidatos para a Secretaria de Cultura.

Outra pasta que anda na mira da fidelidade é a dos esportes, do emedebista Rafael Picciani, este por conta da atuação do irmão Leonardo em Brasília.

INGRATIDÃO - Podia-se ouvir nos corredores do Guanabara surpresa ao tom crítico do deputado Pedro Paulo contra o governo do Rio. A surpresa foi pelas demonstrações que o governador Cláudio Castro deu de comportamento ético com relação ao PP.

5 BILHÕES - Na sexta (16), o governador Cláudio Castro falou no Lide depois do secretário Chicão Bulhões. Ele não perdeu a deixa: "Todo este desempenho que Chicão falou foi consequência dos R$ 5 bilhões que o estado repassou à prefeita pela privatização do saneamento".

NETO E FARIA LANÇAM CAMPANHA - O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto (PP) e o vice Sebastião Faria (PL) lançam, nesta segunda-feira (19), a campanha pela reeleição, às 18h, no Clube Comercial. Neto diz que irá conciliar as ações de campanha com o trabalho como prefeito. Para isso, explicou, os atos eleitorais serão sempre marcados para depois do expediente normal. O prefeito disse que as principais propostas serão apresentadas ao longo da campanha. Outras, segundo ele, já estão em andamento. "Queremos muito essa vitória para concluir o Hospital Veterinário, o Hospital dos Olhos, a ampliação do Hospital São João Batista e tantas coisas que já estão em andamento", disse.