PINGA-FOGO

Por

TSUNAMI EM SAQUAREMA - Em decisão monocrática, o desembargador Marco Antônio Ibrahim promoveu um tsunami em Saquarema. Ele afastou a prefeita Manoela Peres pelo prazo de 90 dias. A decisão ainda cabe recurso e pode ser revista. Só que o vice-prefeito, Romulo Carvalho de Almeida, não compreendeu que a sua posição é transitória, assumiu, foi com toda a sede ao pote. Promoveu uma mudança de secretários, subsecretários e assessores. Foram 52 exonerações no Diário Oficial Extra na última sexta, 02 de agosto.

O vice-prefeito Romulo está rompido com a prefeita Manoela, que está no seu segundo mandato e não concorre à reeleição. A justiça acabou involuntariamente turbinando a candidatura de Paulo Mello, já que todos os nomeados para a gestão municipal são do seu grupo, como demonstra um levantamento nas redes sociais dos felizardos.

Foi um verdadeiro "cavalo de pau" na gestão pública de Saquarema e a abdução da máquina municipal por um dos candidatos. Não deve ter sido este o objetivo da decisão do desembargador Marco Antônio Ibrahim. Ninguém do poder judiciário e da Sétima Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça poderia imaginar que a emenda seria pior do que o soneto. Não houve parcimônia e nem cuidado do vice com o ano eleitoral. A decisão judicial acabou desequilibrando a disputa em curso e o assunto entra na mira no Ministério Público Eleitoral.  

Com apenas 90 mil habitantes, a cidade tem um orçamento turbinado com os royalties do petróleo. Sabem quanto a cidade tem para gastar em 2024? Dois bilhões e setecentos milhões de reais. Uma verdadeira Dubai. Agora todo este bilionário orçamento foi colocado a serviço da eleição do ex-presidente da Alerj, Paulo Mello, e o Diário Oficial nomeando seus correligionários em edição extra, já que a sentença que afastou Manoela não impôs nenhuma restrição à atuação do vice. Os 90 dias do afastamento da decisão monocrática dará o tempo suficiente para resolver a questão eleitoral.

É no mínimo um ato de ousadia do prefeito interino em usar uma decisão judicial temporária como instrumento eleitoral.

IRONIA DO DESTINO - O homem forte da campanha de reeleição de Eduardo Paes, Ronnie Costa, já voltou de Portugal e assumiu a coordenação e o papel de tesoureiro do comitê. Ele já pretendia ficar na casa, em Botafogo, onde funcionará o QG da campanha. A vida tem suas ironias, quando Ronnie chegou de Lisboa, antes de assumir a Riotur requisitou o gabinete do atual vice-prefeito Nilton Caldeira e se instalou no "Piranhao". Agora foi o candidato a vice, o "Imberbe" Eduardo Cavaliere, quem requisitou a sala de Costa do comitê da campanha, despejando o bom portuga. 

PARATY DEFINE CARLA LACERDA - Com as presenças do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; do presidente estadual do MDB, Washington Reis;  foram lançadas as pré-candidaturas de Carla Lacerda, do MDB, e Saulo Vieira, do PDT, à prefeitura de Paraty, com apoio do prefeito Luciano Vidal, MDB. Lideranças políticas do PV, PP, Solidariedade, PDT, PRD, PMB, PT, PRTB e PSB, que formam a coligação em torno da campanha de Carla, participaram do evento, realizado no Centro de Paraty, na noite de sexta-feira, dia 02.

ANDREZINHO LANÇA CANDIDATURA - A Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) bateu o martelo durante convenção, e vai de Andrezinho Ceciliano na disputa pela prefeitura de Paracambi, em outubro. O ato político-partidário aconteceu, no último sábado (03), demonstrando a força política da aliança, que conta com 11 partidos políticos. O encontro ratificou 64 candidaturas da federação à Câmara Municipal. Além de André Ceciliano pai, ex-secretário de Assuntos Federativos, também marcaram presença o vice-governador Thiago Pampolha; o ex-governador Luiz Fernando Pezão; e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

DAMARES QUER EXPLICAÇÕES - A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou, na semana passada, requerimento de informações ao ministro da Controladoria Geral da União (CGU) Vinicius Marques de Carvallho, e ao ministro da Educação, Camilo Santana, para que ambos expliquem diferença de R$ 2,7 milhões na prestação de contas do MEC, no ano de 2023. O caso foi denunciado em reportagem do site Metrópoles, que afirma que auditoria técnica da CGU teria apontado divergências nas prestações de contas de 2023 da pasta da Educação. A auditoria realizada pela CGU apurou distorções de cerca de R$ 1,7 bilhão relativas à manutenção imprópria, no ativo do MEC, de registros de crédito de prestação de contas não analisadas.

CONVENÇÕES EM TRÊS RIOS - O União Brasil confirmou a candidatura de Vinicius Farah à Prefeitura de Três Rios, tendo como vice Juarez da Saúde (Solidariedade). A convenção foi realizada no Clube Atlético Entre-Rios. A coligação de apoio à chapa conta com os partidos PP, PL, PSD e PDT. Ao todo, 96 nomes a candidato a vereador foram lançados pela coligação. Farah conta com apoio importante do governador Cláudio Castro e do presidente da Alerj e presidente do União Brasil-RJ, Rodrigo Bacellar.