TJRJ firma parceria para oferecer capacitação tecnológica a jovens em Petrópolis

Por

"Eu nunca tinha tido contato com computador, não sabia mexer", revela Bruno Azevedo Rodrigues, de 18 anos, morador do Centro de Petrópolis. A realidade de Bruno, que não tinha familiaridade com o universo digital, está prestes a mudar graças a uma parceria firmada nesta sexta-feira (9/8) entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o 32º Batalhão de Infantaria Leve - Montanha (32º BIL Mth), a Prefeitura de Petrópolis, o SENAI Rio de Janeiro e a iniciativa privada.

O programa prevê a doação de 120 computadores pelo TJRJ, além da estrutura física e de rede pelo 32º BIL Mth. O SENAI, por sua vez, será responsável pela oferta de cursos de capacitação, com professores e material didático. A Prefeitura de Petrópolis indicará os alunos participantes, enquanto a iniciativa privada oferecerá projetores.

Com duração de 24 meses, o projeto oferecerá cursos de operador de computador, digitação, web design e programação, com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho e abrir portas para um futuro promissor.

Para o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, a iniciativa demonstra o compromisso social do Judiciário. "O Tribunal tem uma responsabilidade social, isso vai ajudar a inclusão social desses jovens", afirmou. O magistrado ainda ressaltou a importância da inclusão social por meio da capacitação tecnológica. "Eles terão treinamentos de computação e vão estar, se souberem aproveitar essa oportunidade, aptos a entrar no mercado de trabalho no futuro", concluiu.

O juiz auxiliar da Presidência, José Cláudio de Macedo Fernandes, um dos incentivadores do projeto, reforça a importância da parceria para oferecer um futuro melhor aos jovens. "Nós somos capazes de realizar os nossos sonhos, né? Temos que ter esperança e queremos que essa história se repita muito em outras iniciativas".

Já o comandante do 32º BIL Mth, coronel Carlos Otávio Macedo de Souza, falou sobre a relevância da educação na vida dos jovens: "Nós acreditamos firmemente nesse poder transformador. Só a educação tem a capacidade de mudar a vida do homem".

Para Danilo Lemos Fagundes, coordenador operacional de Educação Profissional do SENAI, a parceria chega para suprir uma necessidade da Região Serrana: "Temos uma vocação muito forte para a tecnologia e o SENAI é um dos protagonistas na formação de mão de obra para a indústria. Estamos aqui para colaborar no oferecimento de formação técnica para auxiliar no desenvolvimento dos alunos".