Por:

PGE-RJ recebe jurista português Paulo Mota Pinto

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) recebeu na última semana a presença ilustre do jurista português Paulo Mota Pinto, que realizou a palestra inaugural do Seminário "Responsabilidade Civil em Perspectiva: Desafios das Novas Tecnologias". Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Mota Pinto é também deputado da Assembleia da República de Portugal e presidente da Assembleia Municipal de Pombal.

O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro e teve coordenação científica do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ (Cejur), do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC), e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). O seminário foi encerrado com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Além do seminário na PGE-RJ, Mota Pinto teve intensa agenda social e acadêmica na capital fluminense. Visitou a sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), localizada no prédio histórico da OAB, e participou de jantares e encontros com a comunidade jurídica acompanhado de seu amigo Anderson Schreiber, advogado e procurador do Estado.

A proximidade do professor com o Rio é antiga. Em 2017, Mota Pinto esteve na cidade para compor a banca examinadora que aprovou Schreiber em primeiro lugar no concurso para professor titular da UERJ. No ano seguinte, palestrou ao lado do advogado carioca em outro seminário da PGE-RJ. E em 2022 palestrou em um congresso organizado pela FGV Direito Rio, no qual também foi orador o amigo Schreiber, então professor daquela instituição.