Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | As falhas do CICB

ABAV Expo 51 em Brasília | Foto: Mateus Lincoln

O CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília, não avaliou o risco de receber um evento só de tarimbados profissionais de turismo. O equipamento pecou em alguns itens: falta de sinalização do estacionamento com o número das vagas apagadas e inexistentes, difícil localizar os carros. Pesa negativamente o péssimo serviço do restaurante principal com sanduíches fracos e pastas sofríveis. Elevadores parados e totens de pagamentos da garagem inoperantes. Nota zero também para a sinalização dos pavilhões, o que deixa a feira como um gigantesco labirinto.

Risco mesmo no CICB são duas áreas de piso de vidro que estão estilhaçadas e separadas apenas por cone. O risco de acidente é real.

Na chegada dos congressistas no primeiro dia da feira ABAV Expo, o trânsito deu um nó, com a interdição de retornos e falta de orientação.

LONGE DO TELEMÓVEL - Antes da ABAV, o diretor regional da TAP Carlos Antunes , estava de férias com a família. Sabem qual foi o destino? Portugal. Tentou ficar ao máximo longe do "telemóvel". Ele anuncia a retomada do voo para Porto Alegre , sem prejuízo da frequência para Florianópolis que vem apresentando bons resultados.

PRESENÇA GAÚCHA - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prestigiou a ABAV Expo, em Brasília. Ele participou ativamente do seu estande ao lado dos expositores gaúchos. A hora é de retomada.

REGULAMENTAÇÃO - O presidente da Goiás Turismo e presidente do Fornatur - Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, quer mobilizar os colegas para a regulamentação da Lei Geral do Turismo, que poderá ser realizada por decreto. Ele acha que existem pautas delicadas que não podem ser deixadas soltas. A mídia vai ser mobilizada.

VELHOS AMIGOS - O diretor comercial da Azul, Antônio Américo foi um dos dirigentes de aéreas mais festejados da feira. Com uma longa carreira na aviação, ele, que é ex-Varig, reencontrou velhos amigos.

PRATA DA CASA - Responsável pela área comercial da Plaza Hotéis de Brasília, André Kubitschek, fez o corpo a corpo na feira recebendo elogios pelas reformas que promoveu no Kubitschek Plaza e no Manhattan Plaza, dois ícones da hotelaria brasiliense.

ABIH DF MURCHOU - A baixa representatividade da atual presidência da ABIH- DF tem uma justificativa. A hotelaria candanga vive um momento de euforia e de tarifas em alta. Uma entidade só é exigida quando as vacas estão magras e os seus associados enfrentando problemas. Agora é hora de faturar e recuperar o tempo perdido. A ABIH do Distrito Federal é uma das mais fracas das seccionais da Associação Brasileira de Hotéis.

CADÊ ELES? - Quantos deputados distritais participaram da ABAV Expo no CICB? Ganha um doce quem apontar um parlamentar que tenha ido visitar a maior exposição de turismo que ocorre na cidade.

CARTÃO VERMELHO - Na solenidade de abertura da ABAV, no Ulisses Guimarães, na última quarta, três integrantes da mesa foram riscados da lista de oradores. O governador Ibaneis Rocha tinha uma agenda depois e o evento atrasou. Um dos que receberam cartão vermelho foi um secretário de Goiás. Por coincidência, dias antes, o governador do moço, Ronaldo Caiado, fez duras e injustificadas críticas ao colega do Distrito Federal.