PINGA-FOGO

Por

INABILIDADE - O ex-governador Luiz Fernando Pezão deu um tiro no seu relacionamento com a mídia ao colocar como réus os jornais diários que publicaram uma pesquisa registrada na justiça eleitoral e que teve o seu registro suspenso só 10 dias depois da publicação. Para um advogado eleitoral, não seria necessário transformar os jornais em réus, já que a publicação ocorreu quando ela estava válida, em 9 de setembro, e a decisão do TRE foi de 19 passado. Era só acionar o patrono da pesquisa e pedir à justiça eleitoral a retirada de links indicados. Notificados, todos os jornais do Sul Fluminense e o O Dia tiveram de constituir advogados para apresentarem defesa no processo em 24 horas. A defesa de um dolo que nenhum deles cometeu, já que apenas registram um fato, alterado 10 dias depois.

Se a atitude fosse de um político inexperiente seria até compreensível o gesto hostil com a mídia, mas trata-se de um ex-governador que no exército do seu mandato sempre foi cordial com os jornalistas.

O gesto de Pezão e da sua advogada Maria Lúcia Alves, só chamou atenção para outro processo no TJ-RJ no qual o ex-governador é réu e que definirá se ele terá condições de concorrer ao próximo pleito após o julgamento do seu agravo. O placar estava desfavorável ao réu.

PESQUISA EM AREAL - Candidato à reeleição para Prefeitura de Areal, Gutinho Bernardes (PP), e o vice Laerte estão à frente na pesquisa com 70,9%. Em seguida vem Celso da Padaria (PL) e vice Monica da Saúde, com 9,3%; Flávio Bravo (Solidariedade) e vice Ione Professora, com 8,1%; branco/nulo e indecisos somam 11,7%. A pesquisa, divulgada na segunda (23), foi feita pela AR7 Pesquisas Inteligentes LTDA/Agência Kapta, encomendada pelo Jornal Entre-Rios. Foram feitas 400 entrevistas entre 17 a 19 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 4.8% e o nível de confiança é de 95%.

RENATO ARAÚJO REVELA SECRETÁRIO, SE VENCER - O candidato à Prefeitura de Angra dos Reis, Renato Araújo (PL), anunciou na noite desta terça (24), o nome do engenheiro Manoel Francisco de Oliveira como secretário de Governo, em uma eventual vitória em outubro. Renato fez o anúncio ao lado do ex-presidente Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro. Ele promete revelar outros possíveis integrantes ao longo da semana. O ex-presidente aproveitou para pedir voto para Renato e afirmou que a "população sabe como é importante ter um bom ministério, como ele montou em Brasília. "É isso que Angra vai ter", chancelou o empresário.

BOLSONARO DE OLHO NA ELEIÇÃO DE ANGRA - Na noite de segunda-feira, dia 23, Renato Araújo arrastou uma multidão pelas ruas do Centro de Angra ao lado do deputado federal Flávio Bolsonaro e de sua vice Karina Caldas. Após a caminhada, Eduardo garantiu que o ex-presidente Bolsonaro partirá para Angra nos próximos dias para acompanhar de perto os últimos dias de campanha na Costa Verde.

LEILA QUER ENDURECER CRIMES AMBIENTAIS - A presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Leila Barros (PDT-DF) apresentou um projeto de lei que busca endurecer as penalidades para crimes de incêndio florestal no Brasil, além de estabelecer uma série de medidas para incentivar os proprietários rurais a fazerem investimentos com foco na prevenção e combate aos incêndios. De acordo com o projeto, as penas para crimes de incêndio florestal, que hoje variam entre dois a quatro anos de reclusão, serão ampliadas para três a seis anos, em casos dolosos (quando há intenção de causar o incêndio). Para crimes culposos (sem intenção), a pena será de um a dois anos.