A defesa do turismo é uma missão para o Correio da Manhã

Por Cláudio Magnavita

Magnavita (e) e Guilherme Paulos (d), indicados pelo ministro Celso Sabino (c) como brasileiros de notório saber para como conselheiros do Conselho Nacional de Turismo

O Correio da Manhã tem o turismo brasileiro no seu DNA. O grupo editorial, que hoje possui seis jornais diários, a revista O Cruzeiro, a TV Correio da Manhã (canal 16 com sede em Petrópolis) e jornais setoriais, nasceu no turismo. O embrião foi o Jornal de Turismo, fundado de forma pioneira, em 1965, pelo jornalista C. Araújo Castro . Foi no JT que ainda adolescente o jornalista Cláudio Magnavita Castro iniciou a sua carreira profissional na imprensa em 1975.

Em 2019, Magnavita reativou o Correio da Manhã, um dos maiores títulos da imprensa brasileira. Jornal fundado em 1901 no então Distrito Federal, o Rio de Janeiro.

Na pandemia, o Correio da Manhã cresceu e hoje é o segundo jornal diário do Rio de Janeiro, com seu próprio parque gráfico e diários regionais como o Correio Sul Fluminense, Correio Petropolitano e o Correio Serrano.

Resgatando a história do jornal, Magnavita lançou a edição nacional do Correio da Manhã com sede em Brasília e, em 2024, o Correio da Manhã Distrito Federal. Na capital federal, são dois parques gráficos próprios, com rotativas próprias, redação e um estúdio de televisão.

A edição nacional cobre de forma inédita todas as cinco regiões do Brasil e mostra um país que desconhecemos.

A experiência de Claudio Magnavita na área, como secretário estadual de Turismo do Rio em 2014, período da Copa do Mundo; e como membro do Conselho Nacional de Turismo, colocou o Correio da Manhã como o grande defensor das pautas públicas do setor e da agenda, junto ao Legislativo.

Hoje, Magnavita, ao lado de Guilherme Paulus, são os brasileiros de notório saber indicados pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino, como conselheiros do Conselho Nacional de Turismo.

Na 51ª edição da ABAV Expo, o Correio da Manhã está com um estande para receber as assessorias de imprensa, entidades associativas, dirigentes oficiais e amigos dos nossos jornais para colocar as nossas edições em defesa do turismo.

A Feira da ABAV tem uma relação histórica com o nosso grupo. É a continuidade de um relacionamento que permitiu testemunhar momentos significativos do turismo brasileiro. É nossa obrigação, como um grupo editorial que nasceu como mídia especializada em turismo e que, de forma única, transcende os limites do setor, defender o turismo. O trade pode contar com o grupo Correio da Manhã. O apoio ao desenvolvimento dessa atividade, além de obrigação, é a nossa missão.