PINGA-FOGO
O PITO DE PAES - O prefeito Eduardo Paes não aprendeu nada com o episódio da Talita Galhardo, quando desautorizou a auxiliar em público? O ainda presidente da Riotur levou um pito público de Paes no encontro com hotelaria e dirigentes do turismo na última quinta, dia 26. O rapaz estava no púlpito e iria falar, quando teve a palavra cortada pelo chefe: "Quem fala aqui sou eu. Eu vim aqui para ouvir a plateia. Todos sabem que você não pode falar mal de mim, se não eu lhe demito". Amarelo de vergonha, Patrick desceu do palanque e sentou. Foi um constrangimento geral. Tinham 150 pessoas na plateia.
O rapaz, que tem voo político próprio, com amplo relacionamento em Brasília com o União Brasil e PP, iria falar apenas para agradecer aos hoteleiros de terem aceitado o seu chamamento para o evento que ele organizou pessoalmente junto com as entidades, com muito carinho.
Para a plateia, ficou a sensação que Eduardo Paes já vive a síndrome do primeiro turno e, para o ainda presidente da Riotur, sobrou varias as mensagens de solidariedade pelo constrangimento púbico.
CASA DE FERREIRO - O processo sucessório do Ministério Público do Rio começou com algumas curiosidades. Algo do tipo "casa de ferreiro, o espeto é de pau", já que o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio, Cláudio Henrique da Cruz, fez a sua inscrição de forma intempestiva para concorrer na eleição, que formará a lista tríplice para escolha do futuro Procurador-Geral de Justiça (PGJ). O e-mail teria sido enviado apenas meia hora antes do encerramento do prazo, porém, com o endereço truncado. Ele foi enviado depois, mas duas horas e meia após o encerramento das inscrições.
O curioso é que o presidente da Associação é preocupado com prazos. A sua própria reeleição, que ocorre todo o fim de ano, foi antecipada em seis meses, para ele poder concorrer à PGJ, já no cargo de presidente.
O órgão especial do MPRJ só decidirá sobre a validade desta inscrição, até agora considerada intempestiva, no dia 14 de outubro. Até lá, fica aberto o suspense.
Não deixa de ser um paradoxo que um advogado se atrapalhe com prazo e com um endereço de e-mail em um tema tão importante para si próprio.
BOMBA-RELÓGIO EM BRASÍLIA - A sede da Advocacia Geral da União (AGU), comandada pelo ministro Jorge Messias, está correndo muito risco de ser atingida por uma explosão de grande gravidade, por estar localizada no Setor da Indústria Gráfica, a 300 metros da subestação de energia da Imprensa Nacional. A área tem duas linhas de 1.000 ampares (NVA) cada uma, só que um dos transformadores antigos está vazando óleo e corre risco de explosão. A suspeita é de que tenham usado como fluido de isolamento o óleo ascarel, pela idade do equipamento. O vazamento e a vaporização de fluidos hidráulicos contendo ascarel de equipamentos dielétricos representam riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
A Imprensa Nacional está com a sua produção gráfica parcialmente desativada e só utiliza 1/5 da energia contratada. O transformador com vazamento será substituído, mas o processo licitatório que ainda não começou.
A situação de risco de explosão é real. A própria frota de veículos da presidência da República, que usava o imenso terreno da Imprensa Nacional como estacionamento, já foi transferida.
No caso de explosão de óleo na área, todo o Setor da Indústria Gráfica deve ser isolado. Além de ser abrigar a sede de jornais como o Correio Braziliense, Jornal de Brasília , o SIG tem escolas, academias, restaurantes e empresas . Depois que deixou de imprimir o Diário Oficial, a Imprensa Nacional perdeu sua atividade principal e hoje é um grande depósito de máquinas impressoras sem utilidade e com este transformador, que é uma verdadeira bomba-relógio.
IMPOSTO VAI SER MENOR - Um dos idealizadores e entusiasta da reforma tributária, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) rebate os temores de que os impostos ficarão mais caros após a implementaçao do novo piloto. A alíquota média prevista será de 27,5%, tida como uma das altas no mundo para Impostos de Valor Agregado (IVAs) como serão os brasileiros. Mas Hauly afirma que a simplificação reduzirá valores. Na complicaçao de hoje, paga-se, segundo ele, muito mais imposto. Na média, ele calcula uma redução de 30% no valor que hoje se paga.
IZALCI - Ainda sobre reforma tributária, o relator do projeto que regulamenta a reforma tributária no grupo especial criado na Comissão de Assuntos Econõmicos (CAE) do Senado, Izalci Lucas (PL-DF), estará na terça-feira (1) em almoço no grupo de Lideranças Empresariais do DF (Lide-DF) para explicar as mudanças que pretende sugerir ao projeto que foi aprovado no primeiro semestre na Cãmara.
PL REFORÇA CAMPANHAS - As presenças do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Cláudio Castro são aguardada spor candidatos a prefeito pelo PL, na semana da eleição, no interior do Estado do Rio. Em Barra Mansa, Luiz Furlani marcou um comício para o dia 1 com a participação do governador, no bairro Vista Alegre. Já Renato Araújo, candidato a prefeito em Angra dos Reis, contará com o ex-presidente em um mega evento marcado no Cais Santa Luzia, no Centro, nesta quarta-feira (02). No "Grande encontro da Direita", como o comício está sendo chamado, terá ainda o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro.
COMPROMISSO COM AS MULHERES - O candidato à Prefeitura de Três Rios, Vinicius Farah (União Brasil), assinou uma carta de compromisso para a implantação de ações voltadas exclusivamente para mulheres, e a criação da Secretaria da Mulher na cidade. A assinatura aconteceu durante um evento realizado na última quinta-feira (26), que contou com time feminino de peso: com a presença da primeira dama do Governo do Estado e presidente de honra do Rio Solidário Analine Castro, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, a deputada e secretária de Estado de Assistência Social, Rosangela Gomes e a deputada Soraya Santos, e todas as candidatas a vereadoras de Três Rios. "Esse é um passo fundamental para garantir que políticas públicas que promovam igualdade e empoderamento feminino sejam realidade no nosso governo. O futuro de Três Rios será construído com a participação ativa e protagonismo das mulheres, e estou totalmente comprometido com essa luta", disse Farah, nas redes sociais.