BOLA DE CRISTAL - Quem estreou nesta eleição fazendo pesquisas foi a Arrow de Rodrigo Bethlem com um índice de acerto bem significativa. Nas projeções de bancadas para a Câmara de Vereadores do Rio, ficou muito perto, em uma pesquisa difícil de acertar.
SUPER VOTAÇÃO DE CAIADO - O vereador do Rio, Carlo Caiado, quase dobrou a quantidade de votos que recebeu nesta eleição municipal. Ele, que obteve 26.121 votos no pleito de 2020, recebeu nada menos que 47.671 votos de confiança dos cariocas. Ampliou o seu reduto eleitoral, indo além da região da Barra, Recreio e Vargens. Anotem, poderá também ser reeleito como presidente da Câmara Municipal do Rio.
BOLSONARO NAS ELEIÇÕES - O ex-presidente Jair Bolsonaro teve alguns tropeços nas eleições. A candidatura do deputado Alexandre Ramagem, do PL, serviu para triplicar a votação do vereador Carlos Bolsonaro. Foi o efeito colateral dos 30% de votos válidos que o delegado conseguiu no Rio. Em Angra dos Reis, o seu candidato Renato Araújo bateu na trave, perdendo para o candidato de Fernando Jordão, por apenas 1.282 votos.
Uma surpreendente conquista foi a chegada do seu ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) no segundo turno em João Pessoa. Carlos Bolsonaro foi o vereador mais votado no Rio de Janeiro. E seu filho 04, Jair Renan, torna-se também o vereador mais votado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, na sua primeira experiência política.
UNIDO COM GILMAR MENDES - No Mato Grosso, houve uma curiosa aliança entre Jair Bolsonaro e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Bolsonaro apoiou a eleição de Chico Mendes, do União Brasil, na cidade de Diamantino (MT). Chico é irmão de Gilmar Mendes.
FIASCO DE GAROTINHO - O ex-governador Anthony Garotinho tentou conquistar uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, mas o tiro saiu pela culatra. Ele conseguiu um pouco mais de 8 mil votos e ficou na suplência do Republicanos. Talvez a sua situação jurídica possa ter atrapalhado um pouco a sua campanha, já que ele está sub júdice, por questões relacionadas à processos na justiça.
NOVA GERAÇÃO - A eleição de Netinho Reis em Caxias, logo no 1º turno, chancelou de vez a força dos Kings em seu principal reduto político/eleitoral, agora com um ar absolutamente rejuvenescido com a vitória do jovem empresário. Ao conquistar a vitória nas urnas, Netinho ligou primeiro para a família Bolsonaro e também para o governador Cláudio Castro. Aliás, é válido ressaltar que Netinho teve mais votos do que o tio Washington Reis na eleição de 2020. Naquela oportunidade, Washington obteve 212.354 votos (52,55%), conquistando a reeleição. Já Netinho, foi eleito com 243. 850 votos (54,08%). Surge uma nova e robusta liderança política, não apenas para a Baixada Fluminense, mas no cenário político estadual. A derrota de Zito representa a derrota de Lula. O presidente, assim como em Caxias, também foi derrotado na vizinha Belford Roxo, com Matheus do Waguinho perdendo a eleição para Márcio Canella em 1° turno.
DR. LUIZINHO SAI VITORIOSO - A eleição de Dudu Reina no 1° turno, além de mérito do próprio candidato e do atual prefeito Rogério Lisboa, também merece ser estendido ao deputado federal e presidente estadual do Progressistas-RJ, Dr. Luizinho, que sai ainda mais fortalecido do pleito. Vale ressaltar que a irmã de Luizinho, a Drª Roberta Teixeira (PL), é a vice-prefeita eleita na chapa de Dudu, e que terá uma participação imprescindível no comando da administração municipal a partir de 2025.
O deputado saiu reforçado ainda na região do Médio Paraíba. Os prefeitos de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, e de Resende, Tande Vieira, ganharam as eleições nas maiores cidades da região. Detalhe: os dois são do PP. E Neto emplaca um recorde histórico: vai para o sexto mandato como prefeito, com mais de 100 mil votos. Levou a eleiçao no primeiro turno.
NA MOSCA - O PP fez 16 prefeitos e pode fazer o 17º com a eleição de Petrópolis. O partido atingiu exatamente a previsão feita pelo presidente estadual, o deputado estadual Dr Luizinho.
SUB JUDICE - A situação de Piraí e Três Rio permanece pendente na justiça sem o julgamento do mérito dos processos dos candidatos vitoriosos. Se até a diplomação os casos não forem resolvidos, assumirá os presidentes das câmaras. No caso de Piraí, o grupo do deputado Tutuca fez oito dos onze vereadores e terá a presidência da Câmara Municipal. Se houver decisão desfavorável aos eleitos, haverá eleição complementar nas duas cidades.
DEJAVÚ E TORCIDA - A população de São João de Meriti aparenta já estar acostumada com 2º turno. E se tiver a participação de Léo Vieira (Republicanos) e o grupo do atual prefeito Drº João, mais parece um dejavú, quando se tem a sensação de já ter vivenciado uma experiência. E de fato, ela já foi vivida. Em 2020, Vieira foi para o 2º turno contra Dr. João. Agora, a disputa será com Valdecy da Saúde, com um resultado que favorece Vieira. E falando em Léo Vieira, quem deve estar torcendo por sua eleição para prefeito é Alexandre Knoploch, seu suplente na Assembleia Legislativa. Se vitorioso em Meriti, Knoploch assume a vaga de Vieira no parlamento estadual.
SERÁ QUE VAI? - Com o deputado estadual Tande Vieira (PP) saindo de cena após se eleger prefeito da cidade de Resende-RJ, a influenciadora digital carioca Sarah Poncio, que se candidatou a deputada estadual em 2022 pelo Pros, pode estar prestes a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em sua primeira tentativa, ela recebeu pouco mais de 26 mil votos e ficou com a vaga de suplente. Se é por destino - ou pelas urnas -, com a cadeira vazia a herdeira da fábrica de cigarros Gudang seria a próxima a suceder na Alerj. Mas, ao que tudo indica, Sarah Poncio decidiu deixar a carreira política para o segundo plano.