Por:

PINGA-FOGO

TROCA DE GENTILEZAS - O governador Cláudio Castro ligou para o vice Thiago Pampolha, na tarde desta quinta, 10, para convidá-lo para representar o Rio na COP29, no Azerbaijão. Depois a noite recebeu uma mensagem de Pampolha parabenizando-o pela vitória no STF.

PELOS JORNAIS - O governo do Rio soube da decisão do ministro André Mendonça pela publicação do colunista Lauro Jardim, de O Globo. Nem os advogados do governador souberam antes do colunista.

NA WITZEL - Este processo, que agora foi pulverizado, foi uma armação do então governador Wilson Witzel e do delegado Marcos Vinícius para deixar o então vice-governador em posição fragilizada. Foi uma bomba-relógio, com vícios de origem e criada com objetivos políticos.

RESPIRANDO - Frase de uma raposa política do quinto andar do Guanabara sobre a decisão do ministro André Mendonça: "agora vão nos deixar trabalhar"… o tormento de um possível afastamento do governador foi gerado em várias ondas de boato. A última delas seguiu com força depois que o governador afastou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, que acabou sendo nomeado assessor especial do vice-governador.

NOVO DESENHO - Claudio Castro saiu das eleições municipais fortalecido, com a vitória no colégio eleitoral e agora ganhou mais fôlego com a decisão do ministro André Mendonça. Será a hora de recompor o governo dentro desta nova realidade política. Uma coisa é certa: os presidentes do partidos vitoriosos nas urnas, PP e PL, estarão mais próximos do governo.

BAHIA OU PARIS? - O vice-governador Thiago Pampolha estaria no sul da Bahia, na Pousada Estrela do Mar, descansando com a família. Já alguns olheiros afirmam que ele foi para Paris, destino de férias do seu novo assessor, o coronel Leandro Monteiro.

BOMBA ATÔMICA - Ao confirmar que o polêmico empresário Tufi Meres ligado a escândalos de OS - Organizações Sociais ligadas à saúde está por trás da candidatura de Yuri Moura, o prefeito Rubens Bomtempo só reforça as críticas feitas por médicos e enfermeiras contra os acenos que foram feitos em favor das OS, principalmente pelas postagens conjuntas com o secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz. Não se trata de fake news. É o prefeito atual de Petrópolis, em vídeo gravado na sede do PSB, divulgado em sua própria rede social.

FAMÍLIA BNH - Não é só o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa (PP), que demostrou força ao eleger o sucessor Dudu Reina (PP) logo no primeiro turno. O deputado estadual Carlinhos BNH (PP) também consolidou seu nome como uma liderança em ascensão, ajudando a reeleger cinco vereadores e dois para o primeiro mandato, além de contribuir para o crescimento da bancada do Progressistas na Câmara Municipal, que saltará de um para três representantes a partir do ano que vem. Os vereadores eleitos são de diferentes partidos, o que apenas reforça a capacidade de diálogo de BNH, sendo um dos principais aliados do deputado federal e presidente estadual do Progressistas-RJ, Drº Luizinho.