SEGURANÇA NA TV - O governador Cláudio Castro, ao vivo no programa Bom Dia Rio, no estúdio da TV Globo, entrevistado pelos jornalista Flávio Fachel e Silvana Ramiro, sobre o tema segurança pública. O governo do Rio está sendo proativo na mídia.
GLO PARA DIGNATÁRIOS - Planejado há meses, o Governo Federal vai decretar Estado de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante o G20, devido a presença de vários Chefes de Estado. O uso das Forças Armadas para garantir a segurança de dignatários é praxe em eventos similares em todo o mundo. Nada tem a ver com os problemas de segurança pública que ocorreram, recentemente, no Rio.
ESQUERDA CAVIAR - Um jornalista que vive na ponte aérea Rio-Brasília foi surpreendido com a troca do seu acento, apesar de ter emitido, na véspera, o seu cartão de embarque para o voo da Latam, na classe Economy Premium. O mistério foi resolvido à bordo, a sua poltrona foi requisitada para um assessor/segurança que acompanhava o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Aliás, esses acentos de luxo da aérea, que garantem o bloqueio da poltrona do meio, estavam quase todos ocupados por parlamentares da esquerda, entre eles, o deputado federal Tarcísio Motta, do Psol. A galera nem se deu conta da mordomia da esquerda caviar, já que eles embarcaram por último e saíram na frente, longe dos olhares do possíveis eleitores.
DÍVIDA DO RIO - Nesta quarta-feira (30), às 14h, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participa de uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), mediada pelo ministro Dias Toffoli, para tratar da dívida do Estado do Rio com a União. Em maio, Toffoli concedeu uma liminar que suspendeu o pagamento da dívida e limitou o valor total a ser pago ao Estado, por ano.
DUDU NO COMANDO - Em um vídeo publicado em sua conta no Instagram, o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PP), declarou que está cansado e vai tirar 14 dias de férias. Como a cidade tem um vice-prefeito que não quis assumir o cargo - o deputado federal Juninho do Pneu (Republicanos), que optou em seguir na Câmara Federal - , a administração municipal será comandada durante as férias de Lisboa por Dudu Reina (PP), vereador e atual presidente da Câmara Municipal e prefeito eleito nas eleições do dia 6 de outubro, que antes mesmo da posse oficial, em janeiro, poderá sentir o gostinho de chefiar o poder Executivo iguaçuano.
PREPARANDO O TERRENO - O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Gomes, desembarcou em Brasília nesta terça-feira, dia 29, para traçar o caminho para seu sucessor e prefeito eleito, Luiz Furlani, a partir de 2025. "Essa semana iniciam as emendas parlamentares e apesar de não estar no ano que vem, preciso deixar tudo preparado para o Furlani começar o trabalho", afirmou. Detalhe: o atual prefeito quase perdeu o voo para o Distrito Federal após um tombamento na Serra das Araras. Mas por fim, chegou ao destino. "Passando por Mendes e um bom piloto de fuga, chegamos em cima da hora. Bora", declarou em suas redes sociais.
1ª INDÍGENA DOUTORA DE MG - A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) era já a primeira parlamentar indígena do seu estado. Agora, ela passa a ser também a primeira doutora formada no estado, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pertencente ao povo Xakriabá, a deputada defendeu sua tese de doutorado em Antropologia nesta quarta-feira (30).
Na tese "Ancestraliterra - Sabedoria indígena na política e na universidade", Célia Xakriabá mostra como a visão de território para os indígenas transcende a questão geográfica, numa associação em que a terra se funde ao corpo. "O corpo é território, o território é corpo", diz ela.