Quatro dias após ter sido aclamado, com 74% dos votos válidos, o prefeito eleito de Petrópolis, Hingo Hammes (PP), já estava cumprindo agenda em Brasília. Ele foi recebido, com todas as honras, pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que já havia se comprometido a apoiar o turismo petropolitano. Acompanhado do conselheiro Cláudio Magnavita, membro do Conselho Nacional de Turismo, por indicação do próprio ministro Sabino na vaga destinada a brasileiros de notório saber do setor; do vereador Fred Procópio; e do representante do Conselho de Turismo de Petrópolis, Rodrigo Paiva.
O secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, deputado estadual pelo Partido Progressistas, a mesma legenda de Hingo, participou da audiência e avalizou os pleitos apresentados ao ministro. O principal deles é a instalação de um Centro de Convenções e de Eventos em Petrópolis de porte médio, instrumento que servirá para reduzir a reduzida ocupação hoteleira na baixa estação. O ministro prometeu apoiar o centro e pediu que o projeto fosse encaminhado com a maior brevidade.
Além do Centro de Convenções, foi apresentado o pleito de iniciativas como a inclusão de Petrópolis no Roteiro de Turismo Cível, valorizando o período imperial; a implantação de um projeto de sinalização turística que inclua o trecho de subida da serra; o apoio ao calendário de eventos como a BauernFest; e obras de infraestrutura.
O ministro Sabino reconhece a importância turística e histórica de Petrópolis como destino brasileiro, destacando que a cidade é um dos destinos prioritários do MTur. Aceitou o convite para participar, no primeiro semestre, de um Encontro Nacional de Prefeitos de Cidades Turísticas de Serra, que será realizado pelo prefeito Hingo Hammes, reunindo colegas de todo o Brasil para o debate de agendas comuns, como o turismo de inverno, a vulnerabilidade geográfica para acidentes climáticos, e promoção conjunta.
Após a audiência com o ministro, se transformou em uma reunião de trabalho do gabinete do secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, Carlos Henrique Sobral; com o diretor de infraestrutura do ministério, Cláudio Vasques, quando foi tratado da aceleração do convênio de recuperação do Theatro Dom Pedro e os processos que estão em andamento na pasta.
O turismo é uma das atividades que mais rápido responde ao apoio governamental e a parceria nova gestão e Ministério do Turismo colocará Petrópolis no lugar de destaque que sempre mereceu.