QUINTO CONSTITUCIONAL - Logo depois da eleição para a OAB Rio de Janeiro, que ocorre no dia 25 próximo, os advogados mergulham, no próximo dia 3 de dezembro, na escolha das duas listas sêxtuplas que serão enviadas para peneira do Tribunal de Justiça (TJ), para preenchimento das duas vagas de desembargadores destinadas pelo quinto constitucional à advocacia. No TJ, serão formadas duas listas tríplices. As inscrições foram encerradas e 57 advogados se inscreveram.
Destes nomes sairão as duas listas sêxtuplas que, após serem avaliadas pelo TJ, formarão as duas listas tríplices a serem encaminhadas para as escolhas do governador Cláudio Castro. Caberá a ele escolher os dois novos desembargadores. São os seguintes os inscritos:
1. Henrique José Vieira Maia
2. Luis Alberto Mendonça Meato
3. Leonardo Ribeiro Pessoa
4. Hugo Filardi Pereira
5. Victor Hugo Gonçalves Pereira
6. Paulo Cesar Carneiro Alves Filho
7. Fábio de Oliveira Azevedo
8. Petrúcio Malafaia Vicente
9. Fátima Cristina Menezes Pires
10. Fernando Marques de Campos Cabral Filho
11. Diogo Mentor de Mattos Rocha
12. Mauro Castro Anatocles da Silva Ferreira
13. Alexandre de Carvalho Ayres
14. Mariana Ribeiro Siqueira
15. Marco Antonio Condeixa da Costa
16. Luiz Tubenchlak Filho
17. Rafael Fagundes Pinto
18. Nilson Bruno Filho
19. Guilherme Carlos Machado Chagas
20. Alicia Caroline Damasceno Monteiro (1 Lista)
21. Leonardo Oliveira Silveira Santos Martins
22. João Alberto de Sá Barbosa
23. Alessandra Balestieri
24. Danielle Machado Aguiar de Vasconcelos Sá
25. Carlos Alberto Menezes Direito Filho
26. Paulo Márcio Ennes Klein
27. Rogério da Costa Gomes
28. Gustavo Rebello Horta
29. Fernanda Pontes Pimentel
30. Antonio Carlos da Conceição Santos
31. Rafael Viola
32. Ruyz Athayde Alcantara de Carvalho Filho
33. Marcelo Carvalhaes Roson
34. Thiago Ferreira Cardoso Neves
35. Juliana da Cunha Foch-Arigony
36. Patricia Felix Tassara
37. Fagner Vinicius de Oliveira (1 Lista)
38. Julio Sergio da Silva Braga
39. Eunice Ferreira Henriques de Aquino
40. Manoel Ronaldo de Azevedo
41. Amaury Soares Marques Junior (1 Lista)
42. Alfeu Ferraz Lobato
43. Fabricio Mercandelli Ramos de Almeida
44. Dalvo Pessoa de Oliveira Miranda
45. José Marco Tayah
46. Viviani Mara Moreira da Costa (1 Lista)
47. André Andrade Viz
48. Veronica Lagassi
49. Magno Alves de Assunção
50. Rosa Maria de Souza Magalhães
51. Leonardo José do Patrocínio Aragão dos Santos Lau (1 Lista)
52. Elisabeth Baraúna da Conceição Pimentel
53. Danielle Almeida Cabral Tadeu de Soares Briggs Peçanha
54. Judson Redine de Avellar
55. Carlos Eduardo Cunha
Martins Silva
56. Gloria Heloiza Lima da Silva
57. Sayonara Gomes Bastos
Alguns deles se inscreveram para apenas uma lista e, entre os nomes, alguns veteranos que já participaram da lista sêxtupla anterior. A votação será no próximo dia 3 de dezembro.
EM BUSCA DE CARGO - Não serão só os prefeitos que deixam o cargo que poderão ser abrigados no Governo Estadual. Na Prefeitura do Rio também tem uma lista de nomes que querem trabalhar no executivo municipal. De olho no Guanabara em 2026, o prefeito Eduardo Paes dará uma atenção especial a estes pleitos de correligionários. É só ficar de olho. O município do Rio pode ganhar em 2025 vários ocupantes de cargo de comissão com residência em outras cidades.
VICE E VEREADORES - Na busca de novas ocupações no serviço público estão também alguns vice-prefeitos do interior que deixam seus mandatos em janeiro. Alguns estão sendo cotados para ocupar diretorias de empresas públicas do estado. A procura de cargos atinge também vereadores que não foram eleitos.
TURISMO REGIONAL - Os encontros de motociclistas são os maiores indutores do turismo regional. Mas alguns prefeitos ainda não se deram conta da importância do segmento. O Encontro de Motociclistas de Porto Real, previsto para 6, 7 e 8 de dezembro, foi cancelado porque a Prefeitura não deu apoio para a realização do evento. Em Paraty, o Moto Fest vai acontecer no último fim de semana de novembro porque os próprios motociclistas e comerciantes se cotizaram para pagar as despesas do encontro. Os grandes eventos de Cabo Frio e de Petrópolis sucumbiram por falta de apoio dos administradores municipais, diferente do que acontece nos municípios mineiros.
COM QUE FINALIDADE? - A Câmara Municipal de Belford Roxo deu início nesta terça-feira (5) ao processo de impeachment contra o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos), faltando apenas dois meses para o fim do seu mandato. O empenho dos vereadores deveria ser para acalmar os ânimos na cidade, e não atirar mais gasolina no fogaréu. Todos, sem exceção, deveriam estar focados de maneira irrestrita no processo de transição para o novo governo. Parece que o objetivo é puramente para que Waguinho saia desmoralizado da administração e tenha os direitos políticos suspensos (caso o afastamento seja chancelado). A concentração de esforços do parlamento municipal para abrir um processo de impeachment nesta altura do campeonato, já no final do governo, sinaliza claramente que o interesse da população não está em jogo. Se estivesse, o empenho seria na direção contrária. Lembrando também, que esta iniciativa pode fechar as portas da cidade com o Governo Federal, já que Waguinho e sua esposa Daniela Carneiro são aliados de primeira hora do presidente Lula. Se o impeachment for concretizado o ainda prefeito pode ficar inelegível. Uma punição que evita virada de página.
MEDALHA MÉRITO IMPERIAL - O deputado estadual Bruno Boaretto (PL) foi condecorado com a Medalha Mérito Imperial Dom Pedro II. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (4), no Museu Imperial, em Petrópolis. Participaram o secretário de Estado da PMERJ, Coronel Menezes, e o comandante do 26º BPM de Petrópolis, Coronel Guimarães, além de civis e oficiais que, de alguma forma, contribuem para a Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. "Fico muito feliz em poder estar como deputado estadual lutando e trabalhando cada dia mais por dias melhores do nosso povo e das nossas instituições de bem", declarou Boaretto.
TORCIDA FRATERNA - A família Bolsonaro acompanhando, em clima de euforia, a apuração dos primeiros resultados da eleição americana. Já teve assessor procurando passagem para a ida à posse do amigo Donald Trump.