A gravata verde e amarela de Lula, a mesma que foi usada pela delegação brasileira na campanha para conquista da Olimpíada de 2016, virou amuleto para o presidente que a utiliza nas ocasiões especiais no exterior. A gravata é larga, bem diferente dos modelos atuais mais finos. Janja já tentou aposentá-la, sem sucesso. No Rio, só Eduardo Paes e o ex-governador Sérgio Cabral possuem um modelo similar que usaram na escolha da cidade sede dos Jogos de 2016.
SEM RAMPA - Pouco se falou, mas o presidente Joe Biden foi o único dignatário que não subiu a rampa. Ele foi levado para o elevador, o que desconcertou Lula e Janja que o esperavam no topo da rampa. Enquanto aguardavam, Lula chegou a cochichar no ouvido do seu fotógrafo oficial Ricardo Stuckert. O atalho parece que não foi combinado. O buchicho entre os jornalistas era de que Biden evitou a rampa por causa da segurança e não pelo esforço da idade.
ACOMPANHADO - O presidente chinês Xi Jinping foi o único que subiu a rampa acompanhado de um segurança, que levava uma pasta com escudo protetor. O parrudo segurança ficou à direita do líder chinês como um escudo humano.
SELETIVA - Curioso o vai e vem de Janja na recepção de convidados ao lado de Lula. A sua presença era obrigatória quando o Chefe de Estado estava acompanhado da esposa. Mas ela fez questão de aparecer para aqueles que estavam sozinhos e que representam uma boa foto para o álbum de família, como foi o caso de Emmanuel Macron, da França; e do americano Biden. No caso do argentino Javier Milei, que chegou acompanhado da irmã, ela não sorriu e não permitiu que Karina ficasse ao seu lado. Indicou pessoalmente a outra extremidade da foto. Para os convidados de países não expressivos, ela sumiu.
POLIGLOTA - Curiosidade até agora não desfeita. Quem era o diplomata encarregado de receber os chefes de estado na porta e levá-los até a escada? O rapaz falava em várias línguas e mostrava uma intimidade surpreendente com as autoridades. O guapo diplomata encantou Emmanuel Macron, que retornou e o cumprimentou efusivamente. Este rapaz vai longe… ganha um sorvete de pistache quem identificar o nome dele.
CRÍTICA PESADA - Parabéns à GloboNews e ao coleguinha Octávio Guedes que não pouparam críticas à Janja na transmissão da tarde. O time de comentaristas da Globo sentou o sarrafo na primeira-dama. Até a sua posição atrás de Lula, durante o discurso, recebeu críticas. Quem assistia achava que estava vendo a Jovem Pan.
FONES - Curioso o uso de fones de tradução simultânea por Celso Amorim e o chanceler Mauro Vieira durante a fala de Joe Biden. Eles são fluentes em inglês, mas estavam testando o serviço de tradução?
EGO CARIOCA - Lula ganhou os cariocas ao se referir ao Rio como cidade maravilhosa no seu discurso de abertura. Não citou o Brasil, mas apenas o Rio. "Bem-vindo ao Rio", e não bem-vindo ao Brasil… é só conferir.