PINGA-FOGO
PRESENTE DE JANJA - A realização do G20 no Rio deixará um legado que levará a assinatura da Primeira-Dama Janja da Silva. Ao escolher o MAM como sede da reunião dos Chefes de Estados, a esposa de Lula fez sair da gaveta vários projetos de recuperação do prédio histórico. Por se tratar de uma fundação de direito privado, a Prefeitura do Rio teve de fazer malabarismo para realizar as obras e algumas adaptações cenográficas. Os valores investidos ainda estão guardados a sete chaves, mas a cultura do Rio já pode agradecer a Janja.
REVITALIZAÇÃO - Um espaço que ganha revitalização da prefeitura do Rio é o Galpão Utopia, no Cais do Porto, no qual será realizada a reunião dos prefeitos. Além de melhorias no prédio, toda a área será revitalizada com o envelopamento de alguns edifícios abandonados.
MERECE PRÊMIO - A campanha publicitária que a Prefeitura do Rio colocou no ar, nas televisões, assinada pela agência Binder, resgata a autoestima do carioca e transmite a importância da realização do G20 na cidade. As imagens do filme são uma lufada de carioquismo. Merece prêmio!
DESTAQUE FEMININO - A desembargadora Flávia Romano de Resende brilhou no Congresso Tributário e Aduaneiro da Receita Federal em Brasília nesta quinta, 07 de novembro. Ela participou do painel sobre Direito Tributário e Pirataria. Outra mulher teve participação destacada, a subsecretária de Administração Aduaneira, Cláudia Regina Tomaz.
NO AQUECIMENTO - A tentativa de colocar o prefeito de Miguel Pereira, André Português, como secretário de Estado em 2025 tem outro objetivo maior. Aumentar o sarrafo do político para voos mais altos em 2026.
NA DECOLAGEM - Outro prefeito que pode ganhar musculatura em 2025 para a corrida de 2026 é o atual prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, que quase foi vice de Cláudio Castro.
FLORESTAS URBANAS - A Prefeitura de Macaé lançará, na próxima segunda-feira e também na terça-feira, o projeto de Miniflorestas Urbanas, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ em Macaé (NUPEM). O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, tem como objetivo promover a restauração da Mata Atlântica em áreas urbanas, adaptando o município às mudanças climáticas.
As espécies que serão utilizadas na primeira etapa do projeto das miniflorestas urbanas são: ingá, aldrago, tapirira, carrapeta, aroeira, saboneteira, babosa branca, açoita cavalo, babosa branca, crindiúva, camboatá, pau-formiga, mirindiba, jerivá, pau ferro, sibipiruna, eritrina, quaresmeira, aroeira salsa, grumixama e pau d´alho. O prefeito Welberth Rezende vai participar dos plantios.
SEM SECRETÁRIO - O prefeito reeleito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, em entrevista para o programa de rádio Dário de Paula, falou sobre a futura escolha para a Secretaria de Saúde para 2025, já que a atual secretária, Maria da Conceição de Souza, em breve retornará a Piraí para integrar o governo de Luiz Fernando Pezão. Apesar de ainda não definir quem assumirá a pasta, adiantou que a criação da Fundação Saúde está em andamento.
APOIO - Na pauta, o prefeito aproveitou para agradecer ao deputado federal Dr. Luizinho e ao governador Cláudio Castro pelo apoio na aquisição de um tomógrafo novo para o Hospital São João Batista. "Saímos desta crise e eu tenho que agradecer muito aos dois. Jamais imaginaria contar com pessoas como eles e se não fossem esses dois, a situação de Volta Redonda seria outra", declarou.
CANELLA EM BRASÍLIA - O prefeito eleito da cidade de Belford Roxo, Márcio Canella, esteve nesta semana em Brasília para participar do encontro de prefeitos promovido pela Fundação Indigo, do seu partido União Brasil. O evento, denominado 'Prefeito de Sucesso', serviu como uma troca de experiências sobre a administração pública entre prefeitos eleitos e reeleitos pela legenda em todo o país. Em suas redes sociais, Canella publicou fotos do encontro, ladeado por Antonio de Rueda, presidente nacional do União; do vice-presidente do partido, ACM Neto; e com o prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis.