Foi em clima de paz que o Conselho da OAB, com 91 membros, elegeu, nesta terça, 03, os integrantes das duas listas sêxtuplas que serão enviadas para o Tribunal de Justiça do Rio, onde os desembargadores escolherão, em voto secreto, os integrantes das duas listas tríplices que serão encaminhadas ao governador Cláudio Castro para a escolha dos novos desembargadores.
O trabalho eleitoral começou às nove da manhã, transcorreu sem tropeços e com um clima mais pacífico do que a escolha anterior que varou a madrugada. Todos os nomes foram escolhidos no primeiro turno. O único caso que retornou a votação foi o do sexto ocupante da lista 1. O candidato Gustavo Horta teve 43 votos. Faltaram 3 para atingir a maioria com mais um. O que foi corrigido rapidamente com o segundo escrutínio. Às 19 horas já se tinha o resultado da primeira lista.
A lista 1 ficou formada com os seguintes advogados:
1. Carlos Alberto Menezes Direito - candidato da diretoria da OAB e filho do ministro Carlos Alberto Direito;
2. Fábio Azevedo - professor de direito e genro do Ministro Saldanha Palheiro;
3. Fátima Menezes Pires - advogada e sócia da desembargadora aposentada Letícia Sardas;
4. Patricia Tassara - procuradora do Município do Rio;
5. André Viz - renomado advogado, diretor da OAB e eleito na cota destinada a negro;
6. Gustavo Horta - que já concorreu na disputa anterior pelo quinto da OAB. Filho do desembargador Ribeiro Horta.
A lista 2 teve a votação concluída às 21 horas e reúne nomes que deixarão o governador Cláudio Castro sob enorme pressão, que poderá ser aliviada pela triagem do TJRJ. Fazem parte da lista:
1. Fernando Cabral - filho do desembargador aposentado Fernando Cabral e atual desembargador do TRE-RJ;
2. Diogo Mentor - diretor jurídico da Cedae e integrante da lista anterior do quinto da OAB;
3. Mariana Siqueira - filha do desembargador aposentado Antônio Siqueira;
4. Fernanda Pimentel - professora da UFF, filha de Ademir Pimentel e cunhada do respeitado desembargador federal William Douglas;
5. Antônio Carlos Conceição (Pipo) - advogado e que teve como padrinho o advogado Eurico Teles, ex-presidente da Oi, conseguindo uma votação expressiva;
6. Leonardo Oliveira Silveira Santos Martins - também na cota destinada a candidato negro e diretor da OAB, onde é muito estimado.
Foi uma votação que representou a liderança do presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, e da nova presidente, Ana Tereza Basílio. Transcorreu sem atritos, na maior civilidade e reflete o momento especial da advocacia fluminense.
Para um veterano advogado e respeitado membro do Colégio, que apoiou a maioria dos vencedores, a qualidade das duas listas que a OAB entrega ao TJ é uma das melhores dos últimos anos e todos os integrantes poderão honrar a classe atuando como magistrados altamente preparados.
QUADRO QUASE COMPLETO - Anotem: a redução das listas sêxtuplas para tríplices do quinto da OAB e provavelmente do MPRJ deverão ocorrer já com os 16 novos desembargadores empossados, o que permitirá uma maior opção para os candidatos, já que cada voto pode ser fundamental.