Por:

PINGA-FOGO

EFEITOS NOCIVOS - Os discursos do presidente do TJRJ, Ricardo Cardozo, e do presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, o desembargador Carlos Alberto França, que preside também o TJ de Goiás, fizeram alerta em relação ao efeito da PEC 45/2024 sobre a magistratura, na solenidade do último dia 06, que poderá causar uma aposentadoria em massa dos magistrados em todo o Brasil. É a mesma PEC que mexe com os fundos, entre eles o do Distrito Federal.

MASTER MÍDIA - O Banco Master tem avançado nas operações de mídia nacional. A instituição financeira, através do braço pilotado por Flávio Carneiro, já tem um pé no Brazil Journal, o site queridinho da Faria Lima e avança em uma grande operação jornalística nacional, com pilares no Rio, Minas e Brasília. O banco de Daniel Vorcaro está muito próximo do movimento de contratação de Guilherme Amado pelo Platô, Brazil Journal e Correio Braziliense. Nesta segunda, 09, ele recebe o prêmio Lide Nacional, na categoria de Empreendedorismo, no Hotel Palácio Tangará, em São Paulo. O grupo Globo que se cuide com esta master concorrência no horizonte.

CAMPO DE GUERRA - Na entrega do Colar da Justiça no TJRJ, tinha só 16 desembargadores e um punhado de candidatos que concorrem ao Quinto da OAB. Tinha candidata com a assessora carregando envelopes com currículos para serem entregues aos eleitores.

NOVOS DESEMBARGADORES - Nesta segunda, o Órgão Especial do TJRJ escolhe os novos desembargadores de carreira. Oito por antiguidade e oito por merecimento. Os na candidatura do presidente e do corregedor do Tribunal encabeçam a lista.

VEM PARA CÁ! - Chamou a atenção o carinho dos MDBista Michel Temer e Moreira Franco com o governador Cláudio Castro na solenidade da fábrica de Luiz Pastore, em Itatiaia. Parecia um jogo de sedução.

LUZ NO FIM DO TÚNEL - A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, entregou, na última sexta-feira (6), os cadernos orçamentários da SuperVia possibilitando a nova licitação da operação no processo de recuperação judicial. Assim, virando uma página na era da concessão do transporte ferroviário no estado do Rio.

INSTITUCIONALIZAÇÃO - Considerando as diversas tentativas de solução para a problemática SuperVia, o estado do Rio, por meio de um decreto, constituiu um grupo de trabalho para apresentar, até 31 de janeiro, as peças técnicas imprescindíveis para o novo leilão, que deverá ter uma permissão com prazo de cinco anos, onde os estudos abordarão investimentos de estabilização do sistema e manutenção. Dando um suspiro razoável para a modelagem de uma concessão definitiva.

NATURGY - Em 2027 vence o prazo contratual da concessão do gás canalizado do Estado do Rio. Uma grande dúvida surge pela renovação ou nova licitação do ativo. A agência reguladora de saneamento e energia elétrica foi incumbida de contratar os estudos de valoração, que serão considerados para uma nova licitação.

FALANDO EM CONCESSÃO... - Nas últimas notícias, muito se falou em erro no edital de concessão do saneamento básico. O que poucos sabem, conforme delineado, nas cláusulas contratuais, as concessionárias deverão apresentar, em prazo determinado, os estudos sobre o percentual de cobertura de água e esgoto definidos no momento da licitação, quando o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), fonte referencial, oficial, da modelagem produzida pelo premiado projeto do BNDES no Rio de Janeiro não possui as certificações e credibilidades suficientes para a nova era da universalização dos serviços de saneamento. Tal sistema historicamente é autodeclatatório, sem validação, dos dados apresentados.