Por:

Hotelaria fluminense premia boas práticas

A hotelaria fluminense se reuniu, na última semana, para celebrar as boas práticas do setor durante a entrega do Prêmio Top Hotel RJ 2024, promovido por ABIH-RJ e HotéisRIO. A cerimônia aconteceu durante a noite de confraternização do segmento, no hotel Belmond Copacabana Palace, e reuniu representantes do trade turístico e autoridades.

O Top Hotel RJ elegeu os melhores projetos em quatro categorias: ação social, em homenagem a Corintho Falcão, banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro; empreendedorismo, em homenagem a Eduardo Tapajós, hoteleiro, químico industrial e advogado; além das categorias "Selo Verde da Hotelaria", com cases de sustentabilidade, e a homenagem "Expansão Hoteleira", que evidencia os melhores projetos de ampliação ou retrofit. Os projetos de destaque foram escolhidos por um time de jurados com especialistas do setor, que avaliam a qualidade do conteúdo respeitando critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício e impacto para o setor e/ou a sociedade, entre outros.

As grandes atrações da 19ª edição foram os hotéis premiados: Rio Othon Palace e Hotel Fazenda Vilarejo, que levaram primeiro e segundo lugar respectivamente na categoria Ação Social; Pousada Vale do Café e Rio Othon Palace, premiados na categoria Empreendedorismo; e Ipanema Inn do Grupo Arpoador e Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, os vencedores na categoria Selo Verde. O Hotel Vilarejo Praia foi o vencedor na categoria Expansão Hoteleira. Os eleitos levaram para casa um bonito troféu confeccionado pela empresa Sobral Design.

Na ocasião foram homenageadas duas jornalistas cariocas, Alana Gandra e Ermelinda Rita, por suas carreiras e dedicação à cobertura do setor turístico.

Entre os presentes: o presidente da Câmara, Carlo Caiado; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, Marcel Balassiano; o subsecretário da Setur RJ, Nilo Sérgio Felix; o vice-prefeito eleito do Rio, Eduardo Cavaliere; o subsecretário Adjunto de Gestão da Setur-RJ, Ramiro Fidalgo; o subsecretário Municipal de Turismo do Rio, Bruno Matos; o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo Ameida; o presidente da Riotur, Patrick Corrêa; a comandante do 19ºBPM, coronel Daniele Farias; o comandante do BPTur, tenente-coronel Wallerson Scherrer; a diretora da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho; o comandante do 23ºBPM, tenente-coronel Antônio Ludogero e a delegada titular da DEAT, Patrícia Alemany.

Um ano da realizações

A solenidade foi o cenário para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, e da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, fazerem um balanço do setor em 2024. Abordaram temas como a parceria entre o setor privado e o poder público e os investimentos em divulgação do Estado, que propiciaram a retomada do setor.

De acordo com o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, há muito o que comemorar em relação a 2024. Com o sucesso de grandes eventos como G20 e o show da Madonna, a cidade mostrou que está preparada para receber bem os visitantes. "Ver grandes líderes internacionais, como o presidente da França, correndo pelo calçadão e interagindo com os cariocas é muito positivo para a imagem da cidade. Tudo isso é resultado do empenho do governo estadual e da prefeitura, com grandes investimentos em promoção. Outra conquista foi o Aeroporto do Galeão, que estava decadente e hoje está em pleno funcionamento. O ano de 2025 promete ser ainda melhor. Com a acertada escolha de artistas para o Réveillon deste ano, tenho certeza de que vamos superar nossas expectativas em termos de ocupação hoteleira".

O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, concordou que a ação do poder público é uma das principais razões para a retomada do setor turístico. Para ele, o processo de divulgação dos atrativos do estado deve ser contínuo - e é isso que vem sendo feito. "O alinhamento entre as esferas municipal, estadual e federal tem sido essencial para esse bom desempenho. Até mesmo um dos pontos que merecem uma atenção mais rigorosa, o da segurança pública, vem dando bons sinais, como a iniciativa da Fecomércio-RJ, que instalou câmeras em parte da orla. Acredito que no próximo ano colheremos resultados ainda melhores", comemorou. "Agradeço às nossas equipes, sempre competentes e comprometidas com os resultados".